Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Quarta-Feira, 16 de Julho de 2025

Atenção ao cushing em pets. Produção excessiva de cortisol é comum e compromete a saúde dos pets - 14/04/25


Compartilhar:

...
...

O nome técnico é hiperadrenocorticismo, mais conhecido como síndrome de Cushing. Trata-se de uma condição endócrina que se caracteriza pela produção excessiva de cortisol pelas glândulas adrenais - que produzem diversos hormônios. Embora tenha sido inicialmente identificada em humanos há quase 100 anos, essa doença é comum em cães e, em menor grau, em gatos. A médica-veterinária Marcella Vilhena, gerente de marketing da Syntec, explica que "o cortisol é um hormônio essencial para diversas funções do organismo, mas, quando produzido em excesso, pode trazer sérios danos à saúde dos animais."

O principal impacto da síndrome de Cushing é o comprometimento da saúde geral do pet. Entre os sintomas mais frequentes, destacam-se aumento da sede, aumento da produção de urina, ganho de peso, queda de pelos, fragilidade da pele e aumento do apetite. Em casos mais graves, alterações comportamentais, como irritabilidade ou letargia, podem surgir, além de maior predisposição a infecções devido à diminuição da capacidade imunológica do organismo.

Marcella Vilhena reforça que, quando não tratada rapidamente, a doença pode levar a complicações graves, como diabetes e hipertensão. "O comprometimento do sistema imunológico torna o animal mais vulnerável a infecções recorrentes, o que piora sua qualidade de vida. Além disso, a função hepática pode ser afetada e o risco de trombose, ou formação de coágulos, aumenta, podendo resultar em problemas circulatórios", explica.

O tratamento envolve medicamentos que reduzem a produção de cortisol ou, em alguns casos, é considerada cirurgia para remoção de tumores. "Todo o processo terapêutico exige acompanhamento constante, pois os efeitos colaterais dos medicamentos ou o risco de recidiva do tumor precisam ser monitorados de perto", explica a especialista da Syntec.

"Cuidados com a saúde endócrina dos pets são essenciais para preservar sua qualidade de vida e garantir que possam aproveitar sua vida com saúde e bem-estar", conclui a veterinária.

Para auxiliar os tutores nesse desafio, a Syntec disponibiliza Trilostec, o único trilostano na forma de comprimidos bissulcados do mercado veterinário brasileiro. Ele é indicado para o tratamento do hiperadrenocorticismo (HAC), tanto de origem hipófise-dependente quanto adrenal-dependente, em cães, sendo eficaz no controle da síndrome de Cushing. Por se tratar de um medicamento, sua administração deve ser feita sob prescrição e orientação de um médico-veterinário.

Sobre a Syntec – A Syntec é uma empresa 100% brasileira com 20 anos de história, dedicada à produção de medicamentos e suplementos veterinários de alta qualidade. Seu portfólio diversificado inclui terapêuticos, especialidades, produtos de higiene e saúde, suplementos e vacinas para animais. Para mais informações, visite: http://www.syntec.com.br



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
 
 Agenda
 

São Paulo

31/07/2025
Beephish realiza primeiro hackathon colaborativo com foco na disseminação da cultura de cibersegurança no Brasil

Curitiba

01/08/2025
79ª Jornada Paranaense de Dermatologia promove atualização científica e networking em Curitiba

Rio de Janeiro

05/11/2025
Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, será palco do Earthshot Prize em novembro

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados