Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Terça-Feira, 28 de Maio de 2024

Rodrigo Domit lança seu novo livro na Festa Literária de Paraty - 18/11/23


Compartilhar:

Capa do livro Coisa Pouca, de Rodrigo Domit
Capa do livro Coisa Pouca, de Rodrigo Domit

“Coisa Pouca” reúne textos curtos e profundos, premiados no Brasil e no exterior

O escritor paranaense Rodrigo Domit lança seu novo livro de poesias no dia 25 de novembro (sábado), às 19h, na Casa Opera, na Rua Marechal Santos Dias, 25, Paraty (RJ). “Coisa Pouca” reúne poesias curtas e profundas, algumas delas aclamadas em concursos no Brasil e no exterior. É o caso da poesia “Curiosa”, reverenciada no 19º Concurso de Poesias Helena Kolody, e “Ao Vento”, selecionada no Concurso Internacional de Poesias da Casa de Espanha. Além dessas, outras 11 poesias do livro foram premiadas em certames literários.

O livro trata de assuntos do cotidiano. De acordo com o autor, a ideia foi captar a essência de alguns momentos que, de certa forma e em diferentes medidas, são experienciadas por todas as pessoas ao menos uma vez na vida. “O livro é inspirado nos momentos de alegria, paixão, emoção, desilusão. Para mim, ele dialoga sobre relacionamentos com pessoas, com sonhos, com a solidão. Ao ler o livro, espero que as pessoas se sintam abrindo suas próprias caixinhas de memórias”, destaca Domit.

O autor ainda ressalta que “Coisa Pouca” conta histórias, com começo, meio e fim. Mas não apenas isso. “Também tem recomeços, fins e meios. É um tratado sobre insistir em amar - e também se deixar ser amado - apesar de tudo aquilo que a vida nos impõe”, completa Domit.

A poeta finalista ao Prêmio Jabuti em 2022 e editora do livro, Jéssica Iancoski, salienta a habilidade de Domit em condensar, em cada detalhe, significado e profundidade. ”Seus poemas são como pequenos universos em si, repletos de nuances e reflexões. O leitor é convidado a se perder nesse imenso universo de poucas palavras, onde cada linha expõe o nosso descaso com poesia que paira livre no mundo”, afirma.

Esse é o terceiro livro publicado por Domit. Sua primeira obra, o “Colcha de Retalhos”, é uma coletânea de microcontos, aforismos e prosas poéticas que abrangem temas e estilos diversos. Seu segundo livro, “Ruínas da Consciência”, reúne a produção do autor no período em que morou no Rio de Janeiro, retratando a realidade dura e complexa dos grandes problemas sociais. “Coisa Pouca” é a primeira obra do escritor que reúne um grande período de produção, cerca de 15 anos, porém com um enfoque mais específico. Também marca o retorno do autor a uma poesia suave e reflexiva. “É uma obra mais coesa, que a meu ver, desvela um estilo de escrita, um jeito meu de lidar com as palavras”, destaca Domit.

Sobre Rodrigo Domit

Nascido em Curitiba (PR) e radicado atualmente em Jaraguá do Sul (SC), Rodrigo Domit passou a infância e adolescência em Londrina (PR) e também morou no Rio de Janeiro de 2009 a 2013. É escritor e educador, licenciado em Letras - Português e Inglês e especialista em Tecnologias para Educação. É autor dos livros Colcha de Retalhos (Minicontos, 2011) e Ruínas da Consciência (Poesia, 2018). Teve um conto traduzido para o alemão e publicado na coletânea Grenzenlos. Ao lado de Vanessa Rodrigues, foi um dos dois poetas brasileiros selecionados para a coletânea Emergente – Novos Poetas Lusófonos, organizada pela editora Livros de Ontem. Além de outras conquistas e publicações, foi 1º colocado nos concursos: Prêmio Cidadão (Poesia), Concurso Literário de Suzano (Poesia), Machado de Assis – SESC-DF (Contos) e Prêmio Utopia (Livro de Contos).

Criou e mantém desde 2011 o Concursos Literários, projeto voluntário no qual são divulgados gratuitamente certames literários do Brasil e do exterior.

A FLIP oficial e a FLIP alternativa

A programação oficial da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), evento organizado pela casaAzul, em parceria com o SESC e apoio do município de Paraty, do Ministério da Cultura e da UNESCO, está disponível no site flip.org.br. No entanto, em duas décadas de história, a FLIP também se tornou famosa pela programação em espaços parceiros, alternativos e independentes. Durante o evento, Paraty é ocupada, em todos os sentidos, por grande parte da bibliodiversidade nacional.

Para este ano, além da Casa Opera, organizada pela Opera Editorial e voltada a autores e editoras independentes, haverá uma nova edição da Casa Gueto, organizada pela Editora Patuá, que reunirá outras 22 editoras ou coletivos literários, em homenagem a Tula Pilar, na Rua Benedito Telmo Coupê (antiga Rua Fresca), 277. Também haverá a Casa Pagã, em homenagem a Zé Celso Martinez Corrêa, dramaturgo que faleceu tragicamente em julho deste ano, na Rua Marechal Deodoro (antiga Rua da Cadeia), 378. E estes são apenas alguns dos espaços que, entre os dias 22 e 26 de novembro, estarão repletos de lançamentos de livros, mesas redondas, saraus, bate-papos e outras intervenções literárias.

Publicar é um direito

O livro “Coisa Pouca” é uma publicação da editora “Toma aí um Poema”, que nasceu inspirada no projeto “Concursos Literários”, criado pelo próprio Domit. O “Concursos Literários” é um projeto voluntário de divulgação de certames literários do Brasil, de Portugal e dos demais países lusófonos. Trata-se de um projeto voluntário, que tem o objetivo de contribuir para democratizar as oportunidades de reconhecimento, exposição e visibilidade de escritores brasileiros.

Seguindo a mesma linha, a editora “Toma Aí Um Poema” foi criada com o propósito de fazer circular novos pontos de vista dentro da literatura brasileira. A editora não tem fins lucrativos e, por isso, abre mão dos direitos autorais para que o autor os possua por completo. A editora se mantém com o custeio, por financiamento coletivo, das atividades que envolvem a edição do livro. “Estamos incentivando a emancipação dos autores, em relação às editoras prestadoras de serviço. Acreditamos em um mercado editorial mais justo e sem exploração. Estamos construindo um modelo de publicação com base no sonho de que o autor possa vir a ser o principal beneficiado pelo seu trabalho”, destaca a editora Iancoski.

Domit foi selecionado em uma das chamadas realizadas pela editora. Só então soube que o seu projeto voluntário, “Concursos Literários”, influenciou o modelo adotado pela “Toma Aí Um Poema”. “Eu só descobri isso após a seleção do original na chamada promovida pela editora. Fiquei muito feliz por saber que o meu projeto inspirou uma editora que hoje eu admiro e tenho orgulho de fazer parte do catálogo”.

Além do livro de Domit, a “Toma Aí Um Poema” estará presente na FLIP de 23 a 26 de novembro, com outros lançamentos de livros e antologias, sarau, oficina e uma assembleia aberta para criação de uma ONG. Mais do que as atividades envolvendo a edição de livros, a “Toma Aí Um Poema” ainda atua como projeto social de acolhimento, incentivo da escrita e da leitura, e pretende ampliar e aprimorar esta atuação através da criação de uma organização não governamental.


Serviço:
Lançamento do livro “Coisa Pouca”, do escritor paranaense Rodrigo Domit
Data: 25/11, às 19h
Local: Casa Opera, na Rua Marechal Santos Dias, 25, Paraty (RJ)

Para conferir a programação da Editora e das Casas na FLIP 2023, acesse: Toma aí um Poema: @tomaaiumpoema; Casa Opera: @operaeditorial; Casa Gueto: @casagueto; Casa Pagã: @casapagaflip2023



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
 
 Agenda
 

São Paulo

30/05/2024
Forrobodó do Sertão agita o Parque Villa Lobos nos dias 30 e 31 de maio

São Paulo

01/06/2024
Cris Barulins agita o Sesc no ritmo de pandeiros

São Paulo

04/06/2024
Rayflex apresenta soluções para o controle de contaminação na FCE Pharma 2024

São Paulo

04/06/2024
Emccamp Residencial e Senai promovem curso gratuito para formação de azulejistas, em São Paulo

Uruaçu

06/06/2024
HCN sediará a 2ª edição da Semana do Meio Ambiente e Saúde

Sertãozinho/SP

16/06/2024
Entidade de Sertãozinho, Casa Abrigo Nosso Lar, realiza 26ª edição do Porco no Rolete

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados