Rio de Janeiro, 24 de junho de 2025 - Fundado pelo Príncipe William, o Earthshot Prize - uma das principais premiações ambientais do mundo - anunciará esta semana, na London Climate Week, que a cerimônia de 2025 acontecerá em 5 de novembro, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
Esta será a primeira vez que o prêmio será realizado na América Latina, um marco histórico que reforça o protagonismo do Brasil na agenda climática global. Em novembro, o país também sediará a COP30, em Belém, consolidando seu papel como voz central no enfrentamento dos desafios ambientais desta década.
“O Museu do Amanhã é o lugar perfeito para o Earthshot Prize e nossa missão de urgência e otimismo para o planeta”, disse Jason Knauf LVO, CEO do Earthshot Prize. "Este ano, realizaremos uma cerimônia de premiação que valorizará os esforços dos nossos quinze finalistas de 2025 e celebrará a liderança global do Brasil em clima e natureza. Será a melhor edição até agora do prêmio ambiental mais prestigiado e impactante do mundo."
Em preparação para a premiação em novembro, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e Ricardo Piquet, diretor-geral do Museu do Amanhã, participarão durante esta semana de eventos organizados pelo Earthshot Prize em Londres para a London Climate Action Week. O Earthshot Prize realizará uma série de eventos, incluindo uma conversa com o prefeito Paes e o prefeito de Londres, Sadiq Khan, para explicar o impacto positivo e duradouro que o Earthshot Prize causou em Londres quando foi o anfitrião do prêmio inaugural em 2021.
"É um grande privilégio para o Rio sediar o Earthshot Prize - pela primeira vez na América Latina. Essa prestigiosa iniciativa desempenha um papel crucial na transformação de soluções climáticas em realidade, oferecendo não apenas financiamento, mas também visibilidade global e apoio estratégico a projetos locais. Sediar o Earthshot Prize é uma oportunidade de mostrar a liderança climática do Rio, amplificar as vozes da comunidade e conectar nossos inovadores e jovens líderes a redes globais. Também ajudará a atrair recursos vitais para escalar soluções que podem beneficiar não apenas o Rio, mas cidades em todo o mundo, reforçando o papel do Rio na inovação climática global", diz Eduardo Paes, Prefeito do Rio de Janeiro.
Brasil, lar de mais da metade da Floresta Amazônica e de quase 20% da biodiversidade mundial, assume um papel estratégico e simbólico nessa nova fase. A realização do prêmio no Rio de Janeiro acontecerá poucos dias antes da COP30, em Belém, reforçando o protagonismo brasileiro na agenda ambiental global.
A escolha do Museu do Amanhã como palco para a cerimônia simboliza o compromisso do Earthshot com inovação, ciência e soluções para o futuro. “O Museu do Amanhã e o Earthshot Prize compartilham uma visão comum do futuro e um forte alinhamento de valores. Há uma década, trabalhamos para inspirar soluções para as mudanças climáticas por meio da ciência, do diálogo e da inovação. Ser escolhido para sediar o Earthshot Prize deste ano é um reconhecimento poderoso do impacto que alcançamos”, diz Ricardo Piquet, Fundador e CEO do IDG - Museu do Amanhã.
Com transmissão da Globo, parceira oficial do Earthshot Prize no Brasil, a cerimônia reunirá líderes internacionais, inovadores, cientistas, filantropos e representantes da sociedade civil para reconhecer soluções ambientais transformadoras e escaláveis. Cada um dos cinco vencedores será contemplado com um prêmio de £1 milhão, em uma das cinco categorias: Proteger e Restaurar a Natureza, Limpar o Ar, Reviver os Oceanos, Construir um Mundo Livre de Resíduos e Combater a Crise Climática.
O Earthshot Prize foi criado com uma missão clara: identificar e acelerar soluções com potencial para restaurar o planeta até 2030. Sua atuação é guiada pela crença de que urgência + otimismo = ação, e é exatamente essa mensagem que o Prêmio irá levar à London Climate Action Week este ano. Os eventos se dedicarão a inspirar a liderança climática, conectar os indivíduos que estão abrindo caminho com o financiamento para ampliar suas soluções e reunir membros da comunidade brasileira e global na jornada para o Rio e Belém.
Com o anúncio da data e do local, e o fortalecimento de parcerias locais, o Earthshot Prize inicia oficialmente sua contagem regressiva até o Rio de Janeiro, com o objetivo de mobilizar investimentos, ações concretas e dar visibilidade para soluções ambientais transformadoras - agora com o Brasil no centro dessa jornada.
|