Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Sábado, 24 de Julho de 2021
 

A importância do Colágeno tipo II na prevenção de dores articulares durante o inverno - 22/07/21

Indique - Contato - Compartilhar:


O desgaste natural das articulações, conhecido como artrose, gera mais desconforto com as temperaturas baixas; chefe de nutrologia do Instituto Dante Pazzanese destaca que a suplementação é indicada na prevenção e combate à doença

O desgaste natural sofrido pelo corpo humano tem impacto direto na forma de como ele foi preservado, ao longo dos anos. O biotipo também é responsável por esse desgaste, mas pode variar entre as pessoas dependendo de alguns fatores, principalmente genéticos. O fato é que as articulações são afetadas por esse desgaste, causando dores que conhecemos como artrose e que, nos dias mais frios, são intensificadas por conta da contração da musculatura e redução dos movimentos, gerando maior desconforto nas articulações.

“O colágeno tipo 2 desempenha importante função no mecanismo de defesa do organismo e ajuda a evitar a degradação do colágeno natural presente nas articulações e cartilagens do corpo. Na literatura médica existem também alegações relacionadas ao ganho de massa magra’, explica o Dr. Daniel Magnoni, chefe de nutrologia do Instituto Dante Pazzanese, em São Paulo. “O colágeno tipo II é uma das grandes inovações da ciência nutricional”, afirma.

O processo de envelhecimento, juntamente com hábitos de vida relacionados à falta de exercícios físicos e alimentação inadequada, contribuem com a aceleração e degradação do colágeno no corpo. Para o Dr. Magnoni, a suplementação com colágeno tipo 2 e outras proteínas pode ser indicada a partir dos 30 anos para suprir o desgaste causado pelo envelhecimento, principalmente para as pessoas que exigem muito das articulações.

“O colágeno tipo 2 é o componente maioritário presente nas cartilagens e confere benefícios diretos relacionados a melhora funcional das articulações, além da melhora da aparência da pele e aumento da massa muscular. Atualmente há inúmeras opções práticas para suprir sua carência, inclusive uma nova geração de suplementos em gomas, mais práticas e saborosas, que suprem as necessidades diárias. Mas, é imprescindível sempre buscar orientação médica para uma avaliação antes de tomar qualquer atitude”, acrescenta Dr. Magnoni.

Colágeno tipo II – Auxilia na proteção das articulações, principalmente os joelhos, além de promover uma melhora significativa nos sintomas de osteoartrite e osteoporose. Para estes casos, a suplementação do colágeno tipo II é indicada. (1)
É importante buscar produtos com referências, certificações ou selos de qualidade como, por exemplo, o selo B2cool, que garante a origem e atributos do produto.

Referências
(1) Suplementação com colágeno como terapia complementar na prevenção e tratamento de osteoporose e osteoartrite: uma revisão sistemática; Elisângela Porfírio, Gustavo Bernardes Fanaro



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Voltar
Agenda

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados