Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Quarta-Feira, 27 de Maio de 2020
 
*Oscar Caiced, vice-presidente de estratégia e operações da Sovos
*Oscar Caiced, vice-presidente de estratégia e operações da Sovos

Compliance no centro da transformação digital. Uma estratégia global de conformidade tributária pode ajudar os clientes da SAP a evitar multas e sanções governamentais - 21/05/20

Indique - Contato - Compartilhar:


*Oscar Caiced, vice-presidente de estratégia e operações da Sovos

Para muitos dos clientes da SAP que pretendem fazer a transição para o SAP S/4HANA até dezembro de 2025, a conformidade tributária provavelmente não encabeçará a lista das prioridades. Isso pode se revelar um erro caro. Negligenciar os padrões de conformidade estabelecidos pelos mandatos tributários globais pode acarretar sanções monetárias, fluxo de caixa reduzido e altos custos com auditorias, além de comprometer o relacionamento com clientes e fornecedores. Em certos casos, pode até mesmo inviabilizar as migrações de SAP e travar o negócio inteiro.

É vital que a conformidade tributária seja vista como o eixo em torno do qual gira a roda da transformação digital. Para que isso seja evitado, é necessário um forte conhecimento prático dos possíveis obstáculos à conformidade tributária, aos quais se deu pouca atenção no passado. Dessa forma, uma organização estará mais capacitada a superar quaisquer barreiras às modernizações de seu ERP, mitigando o risco de não-conformidade com uma implementação mais ampla no futuro.

Disrupção digital

Uma migração bem-sucedida exigirá que as empresas instalem um modelo conhecido como SAP Central Finance. Com isso, a capacidade do SAP S / 4HANA de executar workloads OLAP e OLTP a partir dos mesmos sistemas simultaneamente permitirá que as empresas comecem a transmitir dados de outras fontes.

A transformação digital de impostos está impactando significativamente os planos de muitas empresas para a migração do S/4HANA, especialmente naquelas que usam um modelo intermediário de finanças centralizado. Governos de todo o mundo estão adotando suas próprias formas de transformação digital, introduzindo o monitoramento de fiscalização em tempo real e novos métodos de geração de relatórios digitais detalhados, em um esforço para recuperar bilhões em receita perdida.

Equipados com a tecnologia necessária para garantir o compliance continuamente, um número crescente de países está desempenhando um papel mais direto em todas as transações B2B e alterando seus requisitos fiscais.

Devido à chance de aumentar a receita ou diminuir a disparidade de impostos, é improvável que os governos desacelerem sua inovação digital. Se as empresas não ficarem a par das últimas alterações, sua exposição ao risco - e os custos associados - rapidamente se tornarão insustentáveis.
A importância do awareness

"Quase duas décadas depois que a tendência começou originalmente na América Latina, países da Europa como Hungria, Espanha e Itália, estão transformando digitalmente seus sistemas tributários"

O último país a introduzir um novo sistema tributário, em janeiro de 2020, foi a Índia, que, devido à sua reputação como potência industrial, pode ter um impacto profundo e duradouro nos negócios de qualquer organização global com presença no país. Seu objetivo explícito é de investigar a capacidade de faturamento eletrônico como forma de reprimir a sonegação no programa Imposto sobre Bens e Serviços (GST).

Uma falha em entendê-lo e, portanto, cumpri-lo, pode resultar em sanções financeiras e impactar na lucratividade da empresa. Consequências como essas deixam claro que analisar como os países do mundo todo estão atualizando seus mandatos tributários é a única maneira para que as empresas continuem fazendo negócios globalmente, principalmente onde os governos fizeram do imposto digital uma prioridade.

A boa notícia é que para isso existem várias soluções – especialmente as baseadas na nuvem - que podem isolar os riscos que acompanham essas exigências fiscais em constante mudança, incluindo-as automaticamente "à medida que acontecem" no ERP e em outros sistemas, como o SAP Central Finance.

Para aderir aos padrões de conformidade, as empresas multinacionais devem garantir que seus sistemas centrais permaneçam isolados de qualquer interrupção regulatória, independentemente de onde ou com que frequência as alterações nos mandatos sejam feitas. A transformação do núcleo digital de uma empresa é crucial na venda de bens e serviços para os países cuja aplicação fiscal e busca contínua pela conformidade está se tornando cada vez mais complexa.

Portanto, qualquer migração do SAP S4/HANA precisa ser construída em um sistema adaptável, capaz de reagir a mandatos novos em constante mudança. De multas financeiras a remessas atrasadas ou canceladas, os riscos de não fazer isso podem ser catastróficos.

SAP Plus uma estratégia global de nuvem

Apoiada pelo suporte contínuo, uma solução conectada e centralizada de conformidade com a nuvem pode oferecer às empresas a flexibilidade de lidar com as interrupções regulatórias das alterações fiscais digitais necessárias para realizar sua migração de TI sem impedimentos. Essa solução complementa perfeitamente a estratégia global do SAP ERP, uma vez que a extração e rastreabilidade de dados do ERP é essencial para proteger a empresa contra riscos de auditoria. É fundamental um planejamento de migrações para garantir que a combinação de dados SAP e uma estratégia global de nuvem de conformidade forneça a proteção necessária contra disrupções regulatórias de impostos digitais.

Assim, as empresas estarão mais aptas a enfrentar as ondas de mudança com sucesso, trabalhando com tecnologias confiáveis baseadas em nuvem de terceiros e criando dois sistemas chave em qualquer transformação - um para centralizar a conformidade e outro para centralizar as funções financeiras.

O gerenciamento completo da conformidade tributária na nuvem com um fornecedor respeitável oferecerá atualizações contínuas, que aliada a um investimento em manutenção, infraestrutura e inovação economizará custos financeiros e de recursos. Uma entrega automatizada de atualizações regulatórias eliminará a necessidade de intervenção manual sempre que um mandato for introduzido ou alterado.

Além disso, uma abordagem conectada e centralizada significa que não há risco de uma migração do SAP S/4HANA atrasar devido a uma solução de ponto desconhecido executando código personalizado em outro país.

Conformidade como componente central

Hoje, os governos são tão propensos a se engajar na transformação digital quanto o setor privado. As organizações devem, portanto, ver as autoridades tributárias nacionais como principais partes interessadas em seus principais processos de negócios, e isso exigirá que elas fiquem atentas aos requisitos fiscais recém-introduzidos e em constante mudança.

Obviamente, existem bastante obstáculos potenciais suficientes para lidar na jornada do SAP Central Finance para o SAP S/4HANA. Ao terceirizar a conformidade tributária com terceiros na nuvem, é possível isolar os sistemas de uma organização das interrupções contínuas causadas por mudanças nos regulamentos tributários e permitir que seus líderes de TI se concentrem em outros aspectos cruciais mais importantes para a transição.

Como o eixo em torno do qual uma transformação digital gira, uma solução moderna de conformidade tributária em conjunto com a mudança do SAP Central Finance para S/4HANA, deve ser um componente essencial da estratégia de toda empresa para resolver seus problemas relacionados a impostos e eliminar de vez as dores de cabeça acerca da conformidade.

Sobre o autor

Oscar Caicedo é vice-presidente de estratégia e operações da Sovos. Sua experiência em faturamento eletrônico e integração de middleware decorre de quase 10 anos de experiência no setor. Nos últimos oito anos, ele se concentrou nos requisitos de conformidade da América Latina - gerenciando atualizações de conformidade e design geral de soluções para as organizações do Global 2000.



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Voltar
Agenda

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados