Notícias de eventos culturais, lançamentos etc.
 
Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019
 

Plataformas digitais e novas oportunidades para o mundo dos negócios - 29/11/19

Indique - Contato - Compartilhar:


Por Romulo Cioffi, Vice-Presidente de Operações da Squadra Tecnologia

Aproximar clientes e ofertas sempre foi uma ação essencial para empresas em busca do sucesso. Mas os avanços tecnológicos das últimas décadas vêm transformando profundamente os modelos de negócios e aumentando a relevância de estratégias digitais para oferecer mais conveniência aos consumidores. Hoje, soluções como Uber, Netflix e Amazon, entre tantas outras, estão redefinindo o conceito de conexão entre clientes e serviços, colocando oportunidades à disposição de todos com poucos cliques, de forma ágil e direta.

Graças à existência de ferramentas e soluções avançadas, as grandes marcas podem estar em qualquer lugar, usando tecnologia de ponta para encontrar, entender e atender seus consumidores. O fato é que, sem dúvida, estamos na era das plataformas digitais, com aplicativos orientados à alta disponibilidade das transações. Podemos organizar viagens, fazer pedidos de comida e até mesmo comprar um carro por meio de soluções virtuais sem ao menos sair de casa. Em síntese, o que antes fazíamos em um shopping center ou em uma loja, agora está disponível na palma de nossas mãos.



Tudo isso é possível graças a uma série de inovações, possibilitadas principalmente pela melhoria na infraestrutura de conexão à Internet, a popularização dos dispositivos móveis e o desenvolvimento de conceitos como Computação em Nuvem e Big Data – que estão ampliando a disponibilidade de informações e as oportunidades de gestão para organizações de todos os segmentos.

Do mesmo modo, os avanços tecnológicos têm sido fundamentais para simplificar a experiência de compra e o atendimento aos consumidores, tornando as plataformas (e os negócios) digitais mais relevantes e eficazes do ponto de vista dos clientes. A evolução está permitindo, portanto, que as companhias sejam capazes de entender como melhorar seus serviços, otimizando o valor de suas ofertas de forma personalizada.

É essa capacidade que coloca as plataformas digitais em destaque no cenário atual, como um dos grandes exemplos de atuação corporativa na economia global. Elas possibilitam a criação prática de negócios em grande escala, em um movimento que, entre outras questões, tem permitido o crescimento vertiginoso do e-commerce em todo o mundo, ampliando o potencial e a rentabilidade das marcas.

Outro benefício dessas ferramentas é gerar redução de custos e melhor aproveitamento do tempo das equipes, na medida em que possibilitam um gerenciamento mais efetivo de todas as etapas de operação e a análise estratégica de informações para uma tomada de decisão mais ágil e assertiva.

Vale salientar que as plataformas digitais não são aliadas somente das vendas e lojas virtuais. Embora essas ferramentas sejam essenciais para impulsionar os negócios relacionados ao comércio eletrônico, a verdade é que também podem ser bastante importantes para agregar valor à experiência geral das marcas, conectando diferentes públicos e equipes. É possível, entre outros exemplos, criar plataformas que otimizem a prestação de serviços e o gerenciamento interno das equipes, desenvolvendo um ambiente integrado e altamente conectado entre todos os públicos e times de uma operação.

Seja qual for o foco da plataforma, o fato é que o sucesso de uma aplicação desse tipo depende da capacidade de atrair, reter e satisfazer clientes e fornecedores de forma adequada. Em uma época totalmente dependente da tecnologia, isso significa que é imprescindível que as empresas foquem seus esforços na seleção e contratação de recursos de TI que garantam alta disponibilidade, eficiência e praticidade. Além disso, é desejável que as plataformas sejam customizáveis, de forma que as companhias possam adaptar funcionalidades às suas necessidades de negócios. É fundamental, ainda, buscar opções seguras e estáveis, que não atrapalhem a experiência de uso e não coloquem em risco a integridade dos dados dos consumidores.

As organizações precisam contar com parceiros preparados para apoiar esse passo importante de sua jornada de transformação digital, buscando fornecedores que tenham capacidade de entender seus objetivos de negócios e suas necessidades, atuando desde o desenho do projeto e acompanhando todo o seu desenvolvimento, com oferta de consultoria, monitoramento e análise constante dos resultados obtidos. Considerando a atual dinâmica do mercado, é indicado que as empresas possuam parceiros que adotem um modelo moderno de organização, com squads distribuídos e capacidade de manter um fluxo contínuo de entregas para gerar real valor às operações.

Os clientes, em qualquer período da história, irão sempre buscar produtos e serviços de empresas que ofereçam a melhor jornada de consumo, e todas as organizações podem extrair proveito da tecnologia para entregar conveniência, praticidade e experiências inesquecíveis aos seus públicos. Mas, para isso, os líderes precisam tomar as decisões corretas, selecionando com sabedoria quais inovações podem agregar valor real às suas operações. Somente assim serão capazes de aproveitar todo o potencial das plataformas digitais e as novas oportunidades.



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Voltar
Envie arquivos
Agenda

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados