Notícias de eventos culturais, lançamentos etc.
 
Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019
 
Foto: Thiago Ventura/ Dom Total
Foto: Thiago Ventura/ Dom Total

Movimento EcoDom recebe o Prêmio Cidadania Metropolitana - 29/11/19

Indique - Contato - Compartilhar:



O Movimento EcoDom é uma das iniciativas contempladas com o Prêmio Cidadania Metropolitana 2019, concedido pela Agência de Desenvolvimento Metropolitano de Belo Horizonte. Organizado pela Dom Helder Escola de Direito e Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE), com apoio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, o Movimento EcoDom envolveu esse ano 143 escolas públicas da região metropolitana de BH com a “Pegada Ambiental: desenvolvimento da escola pública sustentável em MG”, através de metodologias ativas de educação ambiental, entre elas a construção de painéis de energia solar, hortas comunitárias, aproveitamento de água de chuva, reciclagem de resíduos e economia de energia e água. Os projetos foram desenvolvidos por cerca de 4.500 estudantes das escolas participantes. Considerando-se todos os alunos das escolas e seus familiares, o Movimento Eco Dom impactou esse ano, direta e indiretamente, cerca de 1 milhão de pessoas.

A entrega do Prêmio Cidadania Metropolitana 2019 aconteceu nesta quinta-feira, 28 de novembro, na abertura do VII Conferência Metropolitana, realizada pela Agência de Desenvolvimento Metropolitano de Belo Horizonte, no Auditório JK, na Cidade Administrativa. O prêmio tem por objetivo “reconhecer iniciativas de entidades, universidades, movimentos sociais, dentre outras organizações que contribuam para a consolidação de um pacto metropolitano de inclusão e de produção de um espaço mais integrado sob os aspectos social, econômico e cultural. ”

O Movimento EcoDom acontece há 11 anos e já recebeu, em 2017, o prêmio Hugo Wernek, um dos mais respeitados prêmios dedicados a ações de sustentabilidade do Brasil. O movimento tem crescido a cada edição. Desde 2018, propõe-se a promover a ideia da escola pública sustentável por meio do programa Pegada Ambiental, que é baseado em 10 indicadores de sustentabilidade. As primeiras estatísticas já começaram a surgir e uma delas é a economia de energia elétrica de 35% obtida pelas escolas participantes do movimento. Além dos projetos ambientais, o movimento ainda promove concursos culturais de dança (esse ano o tema foi “forró”) e de criatividade, como um desfile de moda cujas roupas são feitas com material reciclado.



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Voltar
Envie arquivos
Agenda

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados