Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Quarta-Feira, 18 de Outubro de 2017
 

Abertas as inscrições para o Hackathon Acadêmico Embrapa 2017 em Seropédica/RJ - 11/08/17

Indique - Contato - Compartilhar:


Já estão abertas as inscrições para o Hackathon Acadêmico Embrapa 2017, uma maratona de programação para o desenvolvimento de tecnologias digitais para o campo, voltada para estudantes de ensino médio, técnico ou superior. A Embrapa Agrobiologia, em Seropédica, RJ, está participando dessa iniciativa, tendo como foco a produção sustentável e propondo como desafio o tema Soluções mobile para produção sustentável com foco em atributos funcionais de plantas da Mata Atlântica e controle biológico conservativo.

A intenção é que os estudantes desenvolvam soluções tecnológicas que auxiliem agricultores e extensionistas no seu dia a dia, contribuindo para a sustentabilidade agrícola. Os alunos poderão optar por trabalhar com um dentre dois tópicos: desenvolver um aplicativo que auxilie na escolha de plantas nativas da Mata Atlântica para restauração e adequação de áreas rurais às determinações do Código Florestal, relacionando atributos das espécies, como produtos gerados, época de sementes, ocorrência e desempenho no campo; ou desenvolver uma solução que vise à diversificação de cultivos agrícolas para atender às necessidades dos agentes naturais de controle de pragas.

Como participar

As inscrições do Hackathon Acadêmico 2017 estão abertas até 13 de setembro, pelo site: http://www.embrapa.br/hackathon.

Podem participar alunos e profissionais recém-formados, agrupados em equipes com estudantes do Ensino Médio, Técnico ou Superior, além de egressos formados há menos três anos. Os estudantes deverão formar equipes por instituição de ensino, compostas por dois a cinco integrantes, e o número máximo de inscritos para o desafio é de 30 pessoas (no caso da Embrapa Agrobiologia). Cada equipe contará com padrinhos, especialistas da Embrapa nos respectivos temas, que vão acompanhar e subsidiar os participantes com informações para o desenvolvimento das soluções.

A primeira etapa do Hackathon na Embrapa Agrobiologia será um encontro presencial, no dia 21 de setembro, a ser realizado na sede da instituição, em Seropédica. Nesse momento, os times conhecerão os padrinhos e terão uma visão geral sobre o tema. O desenvolvimento dos protótipos deverá ser feito até o dia 17 de outubro e o resultado final será divulgado no dia 19 do mesmo mês.

Outras cidades

Outras cinco Unidades da Embrapa estão participando e apoiam a realização do Hackaton Acadêmico 2017, que será realizado simultaneamente em Belém (PA), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Recife (PE) e Teresina (PI), além de Seropédica. Os temas estão assim distribuídos:
• Belém (PA) - Desafios para o açaí;
• Boa Vista (RR) - Solução mobile para difusão de informações tecnológicas e de levantamento de demandas de pesquisa;
• Brasília (DF) - Jogos eletrônicos/peças educacionais em suporte digital com foco na ciência para crianças e adolescentes;
• Recife (PE) - Soluções mobile para o estudo dos solos;
• Seropédica (RJ) - Soluções mobile para produção sustentável com foco em atributos funcionais de plantas da Mata Atlântica e controle biológico conservativo;
• Teresina (PI) - Feijão-caupi: manejo sustentável e mercado garantido.

Esta é a primeira vez que a Embrapa realiza uma edição nacional do Hackathon. Antes, em 2016, a Empresa realizou uma edição com universidades do Distrito Federal, com o desafio de aplicar conhecimentos obtidos em aula para transformar as informações da pesquisa em softwares que auxiliassem técnicos e produtores na tomada de decisão do manejo integrado de pragas. No mesmo ano, a Embrapa Informática Agropecuária, em Campinas, promoveu a uma edição na cidade, com foco no desenvolvimento de propostas de aplicativos móveis capazes de capturar, processar ou armazenar imagens digitais, para apoiar o diagnóstico automático de doenças em cultivos agrícolas.

Serviço
Hackaton Acadêmico Embrapa 2017 - Embrapa Agrobiologia
Inscrições: até 13 de setembro - http://www.embrapa.br/hackathon
Número máximo de inscritos: 30 (equipes de 2 a 5 pessoas)
Encontro presencial: 21 de setembro
Informações: 3441-1500



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Voltar
Agenda

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados