Painel de notícias
 
Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Quinta-Feira, 14 de Novembro de 2019
 

Construtoras aderem à logística reversa das latas de aço - 21/10/19

Indique - Contato - Compartilhar:


A Prolata, associação sem fins lucrativos criada pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço no Brasil, auxilia construtoras em todo o país na logística reversa das latas de aço pós consumo, como as de tinta, massa corrida etc. Construtoras como Lindenberg, Trisul, MRV e Gafisa estão entre as que recorrem ao programa para descartar adequadamente as latas de aço geradas em suas obras.

Instrumento previsto na Lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a logística reversa viabiliza o procedimento de coleta e a restituição de determinados resíduos sólidos do setor empresarial. Segundo Thais Fagury, presidente da Abeaço e coordenadora da Prolata, o responsável por destinar as latas para o programa é a própria obra. “As embalagens e os resíduos originados em obras são geração de pessoa jurídica e a responsabilidade é exclusiva da obra. O programa oferece uma facilidade para o descarte.”

Ela explica que a construtora identifica a obra e entra em contato com a Prolata, que indica qual é o ponto do programa mais próximo para o descarte. A obra então entrega as embalagens de aço livres de resíduos - no caso das tintas, as latas são entregues apenas com o filme seco de tinta. Em média, cada obra gera de 300 kg a 400 kg de latas de aço pós consumo. “Após a entrega das latas, a Prolata emite um certificado de destinação ambientalmente adequada, garantindo a rastreabilidade do material e a revalorização pela indústria siderúrgica”, completa Thais.

A Prolata foi a primeira entidade gestora para logística reversa de embalagens reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente. Além de contar com mais de 30 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em todo o País, a Prolata mobiliza hoje mais de 50 cooperativas de reciclagem. Desde a fundação da associação, já foram coletadas e recicladas mais de 28 mil toneladas de aço.

“Nosso objetivo é criar condições para que a cadeia de reciclagem da lata de aço se complete, envolvendo os fabricantes de latas, fabricantes de produtos, cooperativas, consumidor final (incluindo construtoras) e indústria siderúrgica”, explica Thais. Construtoras interessadas em participar da Prolata podem ligar no (11) 3807-8868 ou enviar um email para prolata@prolata.com.br.

Sobre a Prolata
A Prolata é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2012, pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço no Brasil. Iniciativa da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e coordenação e patrocínio em conjunto com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas públicas de âmbitos federal, estadual e municipal, a Prolata obtém recursos de seus associados e parceiros investidores, os quais são integralmente aplicados na manutenção e desenvolvimento de seus objetivos.



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Voltar
Envie arquivos
Agenda

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados