Painel de notícias
 
Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Domingo, 15 de Setembro de 2019
 
Os cânceres, se descobertos precocemente, são curáveis na maioria dos casos. Por isso, é importante fazer acompanhamento com médico regularmente. Foto: Divulgação
Os cânceres, se descobertos precocemente, são curáveis na maioria dos casos. Por isso, é importante fazer acompanhamento com médico regularmente. Foto: Divulgação

Saúde: variados tipos de câncer na mulher podem ser prevenidos - 10/09/19

Indique - Contato - Compartilhar:


Com equilíbrio na alimentação e prática de atividades físicas, o diagnóstico precoce garante mais assertividade no tratamento

Falta menos de um mês para o Outubro Rosa, quando campanhas de incentivo à prevenção do câncer de mama começam em todo o mundo. O foco se volta para o Carcinoma da Mama, mas outros tipos de tumores afetam a saúde da mulher e podem ser prevenidos.

O Câncer de Tireoide, por exemplo, atinge menos de 150 mil pessoas, é considerado raro e responsável por aproximadamente 1% de todos os tumores malignos do corpo. Assim como ocorre com o câncer de ovário, que tem incidência associada a fatores genéticos, hormonais e ambientais. A história familiar é o fator de risco isolado mais importante (cerca de 10% dos casos). O tumor pode acometer a mulher em qualquer idade, porém é mais frequente depois dos 40 anos.

Já o Câncer de Colo do Útero é o terceiro mais incidente na população feminina, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), ficando atrás apenas do Câncer de Mama e do Câncer Colorretal. O diagnóstico hoje é feito muito mais precocemente do que na década de 1990, quando 70% dos casos eram descobertos na forma mais avançada. Atualmente, 44% são identificados na fase inicial.

No caso do Câncer de Endométrio, as mulheres após a menopausa são as principais vítimas, em geral acima dos 60 anos. Apenas 20%, ou menos, das mulheres com esse tipo de doença estão na fase de pré-menopausa. Menos de 5% estão abaixo dos 40 anos de idade. O Câncer de Endométrio é um tumor altamente curável na maioria dos casos, assim como outros tipos, como explica a oncologista do Hospital do Câncer Anchieta, Dra. Regina Hercules Vidal.

O que é o câncer na tireoide?
Os carcinomas de tireoide são desenvolvidos a partir das células da tireoide. Dentre eles temos diferentes tipos, como carcinoma pilífero que é o mais comum (cerca de 80% dos casos), carcinoma folicular (aproximadamente 10%), carcinoma de células de Hürthle (3%) e carcinoma medular da tireoide (representa 4%).

Como diagnosticar?
O diagnóstico é realizado por punção da área suspeita da tireoide, denominado P.A.A.F (Punção Aspirativa por agulha fina), e o material é enviado para análise do médico Patologista. Tendo então o resultado do exame anátomo patológico.

É possível prevenir?
O Câncer de Tireoide está associado a radiação local, especialmente em crianças. No acidente em “Chernobyl”, por exemplo, no reator nuclear de 1986 muitas crianças e adolescentes foram expostos a radiação e desenvolveram câncer de tireoide, principalmente os que tinham carência de Iodo.

O câncer de útero e de ovário se relacionam de alguma forma?
Eles não possuem correlação. O Câncer de Colo de Útero cérvice uterina possui associação com a infecção crônica pelo vírus do HPV (Papilomavírus humano).
O útero é um órgão com uma cavidade, onde é implantado o embrião para o desenvolvimento da gestação. Este local é denominado endométrio que é influenciado pelas alterações hormonais durante o ciclo de vida reprodutiva da mulher. Quando não ocorre a gestação é o endométrio que descama e sai na forma de “menstruação”. O Câncer de Endométrio é desenvolvido nesta camada do útero, não possui como fator de risco a infecção crônica pelo HPV.
No câncer primário de endométrio os fatores de risco estão associados a obesidade, menarca precoce e menopausa tardia. Já o Câncer de Colo de Útero Cérvice Uterina está associado ao HPV.

O que as mulheres podem fazer para se prevenir?
A prevenção do câncer engloba ações realizadas para reduzir os riscos de ter a doença. A prevenção primária tem como objetivo impedir que o câncer se desenvolva. Isso inclui evitar a exposição aos fatores de risco de câncer e a adoção de um modo de vida saudável. Já a prevenção secundária detecta e trata doenças pré-malignas (por exemplo, lesão causada pelo vírus HPV ou pólipos nas paredes do intestino) ou cânceres assintomáticos iniciais.

Dicas do INCA
- Evite exposição a agentes cancerígenos no trabalho;
- Evite comer carne processada;
- Vacine contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos;
- Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do Câncer do Colo do Útero a cada três anos;
- Pratique atividades físicas;
- Mantenha o peso corporal adequado;
- Visitas regulares ao especialista;
- Alimentação saudável protege contra o câncer.



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Voltar
Envie arquivos
Agenda

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados