...
O Brasil fechou o primeiro semestre de 2023 com 1.023.540 milhões de empregos formais criados em 25 dos 27 Estados. Somente no mês de junho, o mercado formal foi responsável por 157.198 empregos com carteira assinada e estes empregos criados podem ser portas para trabalhos ainda melhores no futuro.
Para, Karina Pelanda, Gerente de Recrutamento e Seleção de Recursos Humanos na RH NOSSA, é possível pular de um emprego atual para um melhor, que paga mais ou que tenha melhores benefícios, desde que haja preparação:
“Para conseguir mudar de trabalho, o colaborador não pode fazer o mesmo de sempre. Conseguir o chamado ‘emprego dos sonhos’ vai depender de atenção nas vagas que surgem e demonstrar um bom nível no trabalho atual, pois a grande chance pode estar na própria empresa”.
Mudando a mentalidade
O primeiro passo para conseguir o trabalho dos sonhos está na mudança da atitude e da mentalidade. Deixar de ser empregado para se tornar um vendedor de si próprio, ou seja, mostrar que é capaz de contribuir para a empresa.
A melhor estratégia para ser visto e conseguir uma oportunidade é criá-la. Quando o trabalhador mostra algo diferente que está fazendo no atual emprego, pode abrir portas para vagas mais concorridas:
“Se o colaborador não puder oferecer algo diferente e demonstrar habilidades e experiência que se destaquem, dificilmente vai conseguir que uma empresa lhe confie seus melhores cargos.”
Manter o bom trabalho até o final
A constância é pode ser um grande aliado nesse quesito e exige, por parte do colaborador, a manutenção do seu trabalho bem feito, concentrando-se em habilidades que podem ser detectadas como mais relevantes para o cargo pretendido:
“Ao se candidatar para uma vaga, vale a dica da pesquisa sobre a empresa ou vaga em disputa, mostrando interesse. Essas ações são apreciadas pelos recrutadores que, além da análise da técnica da vaga, também analisam o quão positivo e motivado está o colaborador” completa Karina.
|