Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Sexta-Feira, 28 de Julho de 2017
 

ABENUTRI aponta crescimento de 15% no consumo de suplementos alimentares no país - 20/04/17

Indique - Contato - Compartilhar:


O Brasil é um dos países que mais crescem no segmento de suplementos alimentares. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (ABENUTRI), a partir de relatório do Euromonitor International, o setor cresceu 15%, em 2015, com 2,5 milhões de consumidores. A expectativa é que 2016 ultrapasse esse índice, registrando crescimento na ordem de 18%. O balanço do ano deve ser divulgado em breve.

“Embora o crescimento tenha sido menor em relação a 2014, é um resultado muito significativo, primeiro pelo cenário interno desfavorável e segundo se comparado aos Estados Unidos, que é o mercado mais forte neste segmento, com crescimento anual em torno de 5%”, destaca Marcelo Bella, presidente da ABENUTRI. Se o mercado de nutrição esportiva mantiver o valor CAGR (taxa de crescimento anual composta) em torno 9%, a previsão é que o faturamento do setor no Brasil ultrapasse a marca de R$ 1,1 bilhão, em 2020.

Atualmente, são comercializadas no Brasil 250 marcas pertencentes a 100 empresas, sendo 60% nacionais e 40% internacionais, num total de 11 mil pontos de venda, que variam entre lojas especializadas e farmácias. Não falta potencial para a área de suplementos de sports nutrition deslanchar no mercado brasileiro. Os Estados Unidos faturam US$ 4 bilhões, ao ano, com mais de 2 mil marcas revendidas em 100 mil pontos de venda. Ao todo, são 50 milhões de consumidores de produtos de nutrição esportiva. “Isso só atesta o quanto ainda temos para conquistar em relação à suplementação e nutrição esportiva. Temos que conscientizar a população que suplemento esportivo não é esteróide anabolizante. Muito pelo contrário, são produtos seguros e de eficácia comprovada por estudos científicos, com benefícios reais à saúde de atletas e de pessoas que buscam mais qualidade de vida”, defende Bella.

O levantamento revela, ainda, que os produtos à base de proteína tiveram crescimento de 16%, em 2015, e são os campeões de venda, respondendo por 68% do mercado de nutrição esportiva. A grande variedade de marcas e produtos nesta categoria são os fatores que contribuem para a sua popularidade entre os consumidores. Em seguida, vêm os aminoácidos e energéticos com 15% cada um; e hipercalóricos, com 5%. Em relação ao perfil do consumidor, 80% são jovens, entre 15 e 30 anos, dos quais 80% homens e 20% mulheres, das classes A a D. Quanto aos canais de vendas, 50% são lojas físicas especializadas, 30% farmácias e 20% das compras são feitas pela internet.

Os números revelam que o brasileiro está cada vez mais preocupado com um estilo de vida saudável, que tem como aliados, principalmente, uma alimentação balanceada e a prática de esportes. Essa teoria é ratificada pela pesquisa inédita, sobre o consumo de suplementos alimentares, realizada pela ABENUTRI em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD) e a Associação Brasileira das Empresas do Setor Fitoterápico, Suplemento Alimentar e de Promoção da Saúde (ABIFISA).

Entre março e abril de 2015 foram avaliados 1.007 domicílios, em sete capitais brasileiras (SP, RJ, Salvador, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre e Belém). Em 54% deles há pelo menos um indivíduo que consome suplementos, sendo que 75% complementam alimentação (vitaminas, proteínas, minerais etc.) e 57% buscam bem-estar (energia, aumento de massa muscular etc.). Entre os entrevistados, 96% declararam estar muito satisfeitos com os resultados da suplementação, sendo que 53% destacaram aumento da disposição física.


Sobre a ABENUTRI: Fundada em 2000, a Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (ABENUTRI) reúne as maiores corporações brasileiras voltadas para o segmento da suplementação nutricional, no uso fitness para a aquisição de massa muscular, força, perda de peso ou na busca de um estilo de vida saudável com uma alimentação equilibrada e balanceada. Entre seus objetivos, está a ampliação de oferta desses produtos, lutar por um mercado mais ético e promover treinamentos, palestras, seminários e congressos relacionados à nutrição e boa saúde. Todos os associados da ABENUTRI comercializam produtos registrados nos órgãos públicos competentes e atendem aos requisitos exigidos pela legislação.



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Voltar
Agenda

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados