Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Sexta-Feira, 12 de Julho de 2024

Por que é importante manter a prática de atividade física no inverno? - 08/07/24


Compartilhar:

Com a chegada do inverno e a queda das temperaturas, muitas pessoas tendem a reduzir suas atividades físicas e aumentar a ingestão de alimentos, levando a um balanço calórico positivo e ao consequente ganho de peso. O pneumologista, cooperado da Unimed-BH e especialista em Medicina do Esporte, Silvio Musman, alerta para a importância de manter uma rotina de exercícios físicos mesmo durante os meses mais frios.

Segundo o especialista, manter-se ativo no inverno é crucial para evitar o ganho de peso anormal, manter o condicionamento físico, combater fatores de risco e prevenir doenças cardiovasculares e metabólicas. Para burlar as baixas temperaturas o pneumologista dá algumas orientações. “Praticar atividades físicas no inverno requer algumas adaptações devido à ampla variação de temperatura ao longo do dia. Nas primeiras horas da manhã e após o pôr do sol, as temperaturas são mais baixas e a inalação de ar muito frio pode agredir as vias aéreas, tanto superiores quanto inferiores. Isso reduz as defesas naturais locais, aumentando o risco de infecções respiratórias, como viroses e bacterianas.

Indivíduos com doenças respiratórias preexistentes, como asma, bronquite ou DPOC, devem evitar atividades físicas ao ar livre em horários de baixa temperatura para prevenir crises agudas de broncoespasmo”, alerta o pneumologista.

Outra orientação do médico para motivar a prática de atividade física no inverno é que as baixas temperaturas e os dias mais curtos nesse período do ano podem levar a uma maior introspecção e retraimento, exacerbando tendências depressivas. “A prática regular de atividades físicas, sejam individuais ou em grupo, pode ajudar a melhorar o humor e o bem-estar. A produção de endorfinas e encefalinas durante o exercício eleva o humor e combate o desânimo, proporcionando uma sensação geral de bem-estar”, relata.

Sistema imunológico e atividade física
O médico orienta apenas que o inverno pode afetar o sistema imunológico devido à exposição ao frio. Segundo ele, embora a atividade física regular fortaleça as defesas imunológicas a longo prazo, exercícios intensos podem causar uma queda aguda, porém temporária, na imunidade. “Esta queda, associada à redução das defesas locais das vias aéreas expostas ao ar frio, aumenta o risco de infecções respiratórias. Portanto, é essencial equilibrar a intensidade dos exercícios e proteger-se adequadamente contra o frio”, declara.

Dicas para manter-se ativo no inverno
Para aqueles que desejam manter-se ativos durante o inverno, Silvio Musman oferece algumas orientações:
1. Mantenha o ritmo habitual: Tente manter o seu ritmo habitual de exercícios físicos, adaptando-o às condições climáticas.
2. Escolha atividades prazerosas: Opte por modalidades de atividades que lhe tragam prazer para manter a motivação.
3. Evite horários de frio intenso: Evite praticar exercícios ao ar livre muito cedo ou muito tarde, quando o ar está mais frio.
4. Proteção solar: Mesmo no inverno, proteja-se dos raios solares danosos usando protetor solar.
5. Hidratação adequada: Não descuide da hidratação, pois a perda de líquidos continua durante a atividade física.
6. Atenção à alimentação: Controle o consumo alimentar, pois o aumento do metabolismo no frio pode não ser suficiente para compensar uma ingestão calórica exagerada.

O pneumologista explica ainda que manter-se fisicamente ativo durante o inverno é fundamental para a saúde física e mental. Com as adaptações corretas e atenção às condições climáticas, é possível continuar praticando exercícios de forma segura e eficaz. “A prática regular de atividades físicas ajuda a manter o peso, melhorar o humor e fortalecer o sistema imunológico, prevenindo doenças e promovendo um estilo de vida saudável durante todo o ano”, alerta.



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
 
 Agenda
 

Porto Velho

12/07/2024
IDPB Liberdade realiza seminário de pais e filhos

Petrópolis

13/07/2024
Colégio Santa Catarina faz festa junina beneficente

São Paulo

13/07/2024
DJ Estevan leva entretenimento à comunidade de Paraisópolis

São Paulo

14/07/2024
Instituto Lírios promove curso de auriculoterapia

Curitiba

01/08/2024
Inscrições Abertas para Curso do Método Mac em Gestão para Advogados de Todo o Brasil

São Paulo

04/08/2024
Evento beneficente em SP celebra as memórias entre pais e filhos com menu afetivo

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados