Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Quarta-Feira, 23 de Abril de 2025

Trabalho Temporário deve gerar 630 mil vagas no 2º trimestre de 2025 - 15/04/25


Compartilhar:

Segundo ASSERTTEM, empresas utilizam o Trabalho Temporário para se adequar às oscilações do mercado (Crédito: Banco de Imagem/Freepik)
Segundo ASSERTTEM, empresas utilizam o Trabalho Temporário para se adequar às oscilações do mercado (Crédito: Banco de Imagem/Freepik)

Mesmo diante de um cenário macroeconômico mundial instável, o Brasil segue gerando oportunidades por meio do Trabalho Temporário. A ASSERTTEM (Associação Brasileira do Trabalho Temporário) estima que cerca de 630 mil contratos temporários sejam firmados entre os meses de abril e junho de 2025, um crescimento de 5% em relação ao mesmo período de 2024.

O crescimento é impulsionado por setores como Agronegócio, Logística, E-commerce, Indústrias Têxtil, de Embalagens e Papel e Celulose, que mantêm o ritmo de produção e seguem contratando trabalhadores temporários para atender às demandas transitórias do trimestre, especialmente em datas sazonais como Dia das Mães e Dia dos Namorados.

A previsão da ASSERTTEM é que a distribuição setorial das vagas siga a seguinte proporção: Indústria (40%), Serviços (30%), Comércio (25%) e outros (5%).

“As empresas utilizam o Trabalho Temporário para se adequar às oscilações do mercado. Além disso, o regime jurídico é essencial para ampliar as oportunidades no mercado formal, sobretudo para jovens em busca do primeiro emprego, mulheres — inclusive gestantes — e pessoas acima de 40 anos, que buscam recolocação”, destaca Alexandre Leite Lopes, presidente da ASSERTTEM.

Segundo ele, o Trabalho Temporário se consolida como uma ferramenta estratégica de inclusão social, pois permite que trabalhadores tenham acesso a todos os direitos garantidos por lei, além de contribuir para sua qualificação e reinserção no mercado.

Consolidado 1º trimestre
A ASSERTTEM também confirmou a projeção de 800 mil contratos temporários firmados entre janeiro e março de 2025, número que reforça o dinamismo do setor, mesmo diante das oscilações da economia. As contratações foram puxadas por áreas como a Indústria Alimentícia, Bem-Estar, Educação, Turismo e Agronegócio.

O presidente da ASSERTTEM afirma que o desempenho reafirma o papel do Trabalho Temporário como um termômetro da economia brasileira, refletindo diretamente o comportamento dos setores produtivos diante das demandas de mercado.

“A contratação temporária segue como uma solução eficiente para as empresas manterem suas operações e, ao mesmo tempo, gerarem oportunidades formais de trabalho”, finaliza Lopes.



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
 
 Agenda
 

São Paulo

23/04/2025
Fabiana Schaeffer aborda economia criativa e sustentabilidade no World Creativity Day 2025

Campinas

24/04/2025
50 anos do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas com vários eventos gratuitos em Campinas

Campinas

24/05/2025
Cantora belga Evi Goffin fará show inédito em Campinas

São Paulo

02/06/2025
VTEX DAY 2025 dá início a venda de ingressos e anuncia primeiros destaques desta edição

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados