Moda infantil
 
Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Segunda-Feira, 21 de Outubro de 2019
 
Atividades aquáticas podem ser desenvolvidas por iniciantes e trazem inúmeros benefícios. Crédito: Divulgação
Atividades aquáticas podem ser desenvolvidas por iniciantes e trazem inúmeros benefícios. Crédito: Divulgação

Obesidade cresce na população e aumenta risco de câncer e doenças crônicas - 07/10/19

Indique - Contato - Compartilhar:


Os casos de obesidade e sobrepeso atingem 19,8% da população brasileira, sendo que a maior concentração envolve pessoas entre 25 e 44 anos, segundo pesquisa do programa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), divulgada pelo Mistério da Saúde com base em dados de 2018. Na região sudeste, considerando os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, 50,45% da população está acima do peso considerado ideal.

O estudo diferencia excesso de peso ou sobrepeso de obesidade. A pessoa com sobrepeso tem Índice de Massa Corporal igual ou maior que 25 quilos por metro quadrado (kg/m2). Já a obesidade implica em IMC igual ou superior a 30 (kg/m2). De acordo com os dados, pessoas nas faixas etárias entre 25 e 34 anos (84,2%) e de 35 a 44 anos (81,1%) foram as que registraram maior crescimento da obesidade. Entre os sexos, as mulheres apresentaram maior índice de obesidade, com 20,7%, enquanto os homens 18,7%.

Risco para a saúde

A obesidade é fator de risco e aumenta a incidência de doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes, doenças cardiovasculares, insuficiência cardíaca, apneia do sono e vários tipos de câncer. Segundo um estudo do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em conjunto com a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, pelo menos 15 mil casos de câncer por ano, ou 3,8% do total, poderiam ser evitados no Brasil com a redução do excesso de peso e da obesidade.

A pesquisa aponta ainda que o número deve crescer até 2025, quando pode ser registrado cerca de 30 mil novos casos anuais de câncer atribuíveis à obesidade e sobrepeso, índice equivalente a 4,6% de todos os novos casos da doença no país.

Atividade física e prevenção

De acordo com especialistas, cuidados com a alimentação e a prática regular de atividade física trazem diversos benefícios como a prevenção contra doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes e câncer, além do ganho em qualidade de vida e melhora da autoestima.

O educador físico Rafael Zimak, da Bodytech Ribeirão Preto, localizada no Shopping Iguatemi da cidade, diz que a primeira mudança é considerar o exercício físico e a alimentação como prioridades para a uma vida saudável.

“A pessoa deve seguir o seu ritmo e adquirir o condicionamento de forma saudável para se adaptar à atividade. Para isso, é importante ter o acompanhamento de profissionais, buscar por modalidades prazerosas e satisfatórias, além de academias com programas de treinamento adequados”, diz Zimak.

De acordo com o profissional, atividades como musculação e aquáticas são opções para homens e mulheres que auxiliam no emagrecimento e na tonificação muscular podendo, inclusive, ser praticadas por iniciantes. “O plano de treinamento tem que ser elaborado de acordo com o perfil de cada pessoa e as cargas são definidas conforme o objetivo e a condição de saúde e física do cliente”, afirma Zimak.

Ele observa ainda que as atividades físicas também devem ser acompanhadas de cuidados com a alimentação, principalmente, porque em função das atividades pode ocorrer um aumento de apetite. “O importante é buscar refeições equilibradas”, aconselha o educador físico.



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Voltar
Envie arquivos
Agenda

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados