Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Quarta-Feira, 28 de Fevereiro de 2024

80% dos hospitais paulistas registram aumento de internações por dengue, informa SindHosp - 09/02/24


Compartilhar:

...
...

Pesquisa inédita realizada pelo SindHosp-Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo ouviu 91 hospitais privados paulistas sobre o surto de dengue no estado

Pesquisa SindHosp, realizada no período de 29 de janeiro a 7 de fevereiro ouvindo 91 hospitais privados paulistas (64% da capital e Grande São Paulo e 36% do interior), constatou que houve aumento de internações por dengue para 80% dos hospitais pesquisados. A faixa etária mais frequente entre os pacientes com dengue atendidos nos hospitais é de 30 a 50 anos para 68% dos hospitais.
Perguntados sobre o aumento de internações em leitos clínicos, 51% dos hospitais informaram crescimento de 11% a 20% nas internações em leitos clínicos e 33% registraram crescimento de até 5% nesse tipo de internação.

No entanto, para 89% dos hospitais não houve aumento nas internações em UTI para dengue e para 11% deles houve crescimento de internações em UTI de até 5%. Apurou-se ainda que pacientes internados em UTI tem o tempo médio de internação de até 4 dias.

No setor de pronto-atendimento (PA), onde se atendem casos de urgência/emergência, 89% dos serviços de saúde registraram aumento de casos de pacientes com suspeita de dengue nos últimos 15 dias. Já 34% dos hospitais registraram aumento de 6% a 10% de pacientes que testaram positivo para dengue enquanto 27% dos serviços de saúde registraram 31% a 50% de aumento de pacientes que testaram positivo nos últimos 15 dias enquanto 20% dos hospitais registraram 51% a 70% de aumento de pacientes que testaram positivo.

Para o médico Francisco Balestrin, presidente do SindHosp, o aumento dos casos de dengue no país está trazendo reflexos no aumento de casos nos pronto-atendimentos e nas internações dos hospitais. “O surto cresce rapidamente e o único controle mais efetivo é o aumento das ações das autoridades sanitárias para orientar a população no controle da proliferação do mosquito transmissor e ações diretas de combate ao mosquito”, alerta.

O presidente da Fehoesp-Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo, Yussif Ali Mere Jr., ressalta que, neste momento, é urgente o envolvimento da população para o controle da dengue. “Já tínhamos o alerta das autoridades sanitárias mundiais sobre o risco de aumento dos casos de dengue no mundo em virtude das mudanças climáticas e isso vem em uma hora em que o Brasil ainda não resolveu a questão da conscientização popular. Dengue é mais uma doença que depende fortemente do envolvimento da população e, agora, cabe à imprensa, aos clubes de serviços, associações de bairro, escolas etc. envolverem a população nessa agenda”, destaca.

Covid
A pesquisa também acompanhou a trajetória da covid nos hospitais paulistas. 60% dos serviços confirmaram aumento de covid no percentual de até 5% nos seus pronto-atendimentos. E todos os hospitais informaram aumento de até 5% nas internações clínicas por covid. Para 84% dos hospitais, o tempo médio de internação em leitos clínicos é de 5 a 10 dias.

No entanto, para 98% dos hospitais não houve aumento de internações por covid em leitos de UTI, dado que leva a concluir a menor gravidade da doença. Para 100% dos hospitais, o tempo médio de permanência em leito de UTI para covid é de 4 dias.

Outras doenças nos hospitais
Última questão da pesquisa refere-se a quais outras doenças continuam prevalecendo e levando pacientes a internações. 38% dos hospitais apontam doenças crônicas, 28% viroses em geral, 27% outras doenças respiratórias, 5% traumas e urgências cirúrgicas e 2% outras doenças.

Assessoria de imprensa do SindHosp
Eloisa Matsuda - Matsuda Press Agência de Comunicação

WhatsApp: (11) 97390-0935
imprensa@matsudapressbrasil.com

Assessoria de imprensa do SindRibeirão
Blanche Amancio – Texto & Cia Comunicação
WhatsApp: (16) 99993-7898
blanche@textocomunicacao.com.br



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
 
 Agenda
 

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados