Chiara Belle, escritora ribeirão-pretana que estará no estande dos autores locais
Entre as mais de 400 atrações da 23ª FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto) oferecidas entre os dias 1º e 11 de agosto, o público infantil tem diversas opções para se divertir e aprender. A programação contempla oficinas, espetáculos e contações de histórias, entre outras atividades, proporcionando um ambiente lúdico e educativo para as crianças.
Alguns dos destaques incluem as atividades relacionadas à obra de Janaina Tokitaka, a autora infantojuvenil homenageada nesta edição da FIL, como as contações “As Belas Histórias de Tokitaka”, com o Grupo Urutau de Teatro; e “Pra Ti Contar...”, com Tino Nascimento. Outras contações de histórias prometem muita cultura e diversão para os pequenos, oferecidas pela “Trupe das Histórias”, do Instituto do Livro, e pelo projeto “Viajando com as Histórias”, da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, todos os dias, no Estande da Prefeitura de Ribeirão Preto.
Para colocar a mão na massa e aprender a fazer objetos incríveis, a programação da FIL oferece oficinas de confecção de bonecas e outros brinquedos em madeira ou materiais recicláveis e produção de marca páginas com o uso de ímãs.
Entre os lançamentos de livros voltados para o público infantil, a FIL traz “A casa que queria ser museu”, de Adriana Silva e Mônica Oliveira. A obra conta a história de uma casa que desejava ser lembrada mesmo com o passar do tempo. Depois de existir por 90 anos, seu desejo se torna realidade e uma nova forma de vida começa a habitar sua estrutura. Outros livros infantis apresentados ao público durante a feira serão “Bento Vento Tempo”, de Stênio Gardel, e “Cores em Festa”, de Marina Dias.
A Feira conta também com uma escritora mirim que lança seu primeiro livro “As guerreiras de Maho” no estande dos autores locais: a ribeirão-pretana Chiara Belle. Nascida em 2013, a autora novata sempre foi apaixonada pela leitura e nutre o sonho de um dia ser escritora. Ela conta que se sente segura quando está em uma biblioteca. Adora viajar e é encantada pela diversidade do mundo. Chiara tem profundo interesse pela cultura japonesa e sempre amou tudo que envolve o mundo mágico e de fantasia. Seus ídolos são J.K. Rowling e Rick Riordian. O livro narra a história de Maya, Agatha, Emily e Iris, garotas comuns que atravessam um portal mágico e vão parar em Maho, um reino sem heróis. Elas sofrem eventos traumáticos e, com isso, seus poderes inesperadamente despertam. São eles os elementos base da natureza: água, fogo, terra e ar. O lançamento acontece neste sábado, 3 de agosto, às 10h, no saguão do Centro Cultural Palace.
Confira outros destaques da programação infantil da 23ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto:
Oficina de Circo (Fábio Brasileiro)
Data: 3 de agosto (sábado), 9h
Local: Estande da Prefeitura de Ribeirão Preto
Mediação de Leitura ‘Ninhário’ (Monalisa Machado)
Data: 3 de agosto (sábado), 10h30 e 15h
Local: Espaço Usina do Saber
Oficina de Bonecas Abayomi (Adria Maria)
Data: 3 de agosto (sábado), 14h
Local: CUFA – Espaço Favela
Contação de História ‘Meus Brinquedos de Contar’ (Cia. Clara Rosa)
Data: 4 de agosto (domingo), 10h
Local: Tenda Sesc
Circo com a Palhaça Sola (Atuacia)
Data: 5 de agosto (segunda-feira), 14h30 e 16h
Local: Espaço Ambient de Leitura
Contação de História ‘Pirombeta, Contos de Esperteza’ (Fer Soto)
Data: 6 de agosto (terça-feira), 15h
Local: Espaço Usina do Saber
Espetáculo ‘Histórias de Terrir’ (Cia. Malas Portam)
Data: 7 de agosto (quarta-feira), 10h30 e 15h
Local: Tenda Sesc
Contação de História ‘Pererê Cundê’ (Grupo Cundê)
Data: 8 de agosto (quinta-feira), 8h30 e 10h
Local: Espaço Ambient de Leitura
Contação de História ‘Contos e Lendas da Cultura Periférica’ (Eula Hallak)
Data: 9 de agosto (sexta-feira), 14h
Local: CUFA – Espaço Favela
Exposição ‘Cores em Festa’ (Marina Dias)
Data: 10 de agosto (sábado), 9h
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira
Contação de História ‘O Tom do Tambor’ (Karina Gera)
Data: 11 de agosto (domingo), 10h30 e 15h
Local: Espaço Usina do Saber
Mais informações:
http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Instagram: @fundacaolivrorp
Facebook: @fundacaodolivroeleiturarp
YouTube: /FeiraDoLivroRibeirao
Twitter: @FundacaoLivroRP
Realização
Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana, GS Inima Ambient e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 23ª FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto.
Patrocínio Diamante: Usina Alta Mogiana e GS Inima Ambient
Patrocínio Ouro: Arteris
Patrocínio Prata: Necta Gás Natural e Savegnago
Patrocínio Bronze: Gerdau, Lupo, Ribeirão Shopping Multiplan e Tracan
Instituição Cultural: Sesc
Apoio Cultural: APAA - Associação Paulista Amigos da Arte, ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Universidade Anhembi Morumbi, Apis Flora, Caldema, Grupo Intelli, Cervejaria Invicta, Gnatus Equipamentos Odontológicos, Supermercados Gricki, Madeiranit, Monreale Hotels, Grupo Passalacqua, Passalacqua Tech, Riberfoods, Santa Helena, Real Supermercados, Santiago e Cintra Geotecnologias, Santa Emília, Vantage GeoAgri, Transface, Grupo Utam, Pedra Agroindustrial e Virbag.
Apoio Institucional: Fundação Dom Pedro II, Biblioteca Sinhá Junqueira, Consulado Geral de Portugal, Camões Instituto da Cooperação e da Língua Portugal, CUFA - Central Única das Favelas, ONG Arco Íris, Coletivo Abayomi, Diretoria de Ensino - Região de Ribeirão Preto, ETEC José Martimiano da Silva, Fundação Educandário, SESI, SENAC, Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Unaerp, IE - Instituto de Estudos Avançados Da Universidade de São Paulo, Adevirp - Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região, Ann Sullivan, Associação dos Surdos de Ribeirão Preto, CAEERP,Dr. Cãopaixão, FADA, Fundação Panda, RibDown, ALMA - Academia Livre de Música e Artes, Convention & Visitors Bureau, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada, IPCCIC, RP Cine, Guarda Civil e Polícia Militar.
Sobre a FIL
A FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto) consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país e tornou-se internacional em 2020. Atualmente, possui 24 anos de história e realiza neste ano a sua 23ª edição. A cada ano, a programação reúne autores, artistas, intelectuais, educadores, estudantes e participantes de diversas localidades. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, o que consolida o objetivo primordial de fomentar a leitura e de contribuir para ampliar os números de leitores do país.
Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.
|