Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Terça-Feira, 28 de Maio de 2024

Biblioteca Sinhá Junqueira recebe lançamento do documentário Lugar de Escuta - 24/04/24


Compartilhar:

...
...

O documentário “Lugar de Escuta” será lançado em Ribeirão Preto nesta quinta-feira, dia 25 de abril, na Biblioteca Sinhá Junqueira (Rua Duque de Caxias, 547, no Centro), às 19h, com uma sessão e um bate-papo com a equipe de produção e participantes. O filme retrata as histórias de cinco homens que fazem parte de um grupo reflexivo que aborda temas do universo masculino e suas interações na sociedade. Dirigido por Julian Busquets Moura, o trabalho apresenta histórias autênticas e os desafios dos processos de construção e desconstrução dos padrões tradicionais de masculinidade.

A produção, com mais de 60 minutos, retrata conversas entre homens que participam ou participaram do projeto Lugar de Escuta, em narrativas de compartilhamento de experiências de vida, desafios, conquistas e conflitos. O eixo do filme é a condução dos encontros por Fausto Neto - idealizador do projeto Lugar de Escuta - em torno do qual gravitam outras conversas entre os homens e suas filhas, companheiras e amigos.

O diretor Julian Busquets Moura explica que a ideia do documentário foi desafiar as noções tradicionais de espaços masculinos e explorar interseções entre papéis de gênero e expectativas sociais, o que foi fundamental para definir o tom do filme. “Criamos um ambiente seguro para que os participantes compartilhassem suas experiências de forma autêntica, livre e sem julgamentos. Isso resultou em momentos mais genuínos. Essas escolhas nos permitiram capturar momentos autênticos e instigantes”, completa.

O diretor foi convidado pelo cineasta Alex Vissoto, diretor da Nave Mãe Filmes e proponente do projeto. “Um dos temas do meu caderno de ideias era a questão de ser homem em tempos contemporâneos. Quando conheci e compreendi a proposta do projeto Lugar de Escuta, percebi ali uma oportunidade de materializar esse anseio”, conta Vissoto.

Para Fausto Neto, idealizador do projeto Lugar de Escuta, é importante promover discussões sobre masculinidades. Segundo ele, o objetivo principal do Lugar de Escuta é expandir essas discussões e mostrar histórias reais sobre homens em suas relações afetivas com companheiras, filhos, pais e amigos. “O filme, assim como nas rodas de conversa, aborda questões cruciais como paternagem, saúde mental e racismo, entre vários outros temas. É uma oportunidade de promover reflexão, sensibilização e transformação pessoal e social”, ressalta.

O filme é realizado pelo Ministério da Cultura, com patrocínio da Galvani Fertilizantes e coprodução da Nave Mãe Filmes, Veedro Films e Girassol Caminhos Criativos, também responsável pela produção executiva. Também estavam na equipe Douglas Ferreira, na direção de fotografia, e Vitor Zafer na composição da trilha original. O documentário também será lançado em São Paulo, no SESC Pinheiros, no dia 15 de maio, e no Cine Eldorado, em Irecê, na Bahia, no dia 7 de maio.

Após os lançamentos, que serão presenciais com espaço para bate-papo com o público ao final da exibição (as vagas são limitadas), o documentário “Lugar de Escuta” será disponibilizado de forma aberta na plataforma YouTube.

SERVIÇO
Lançamento do documentário: “Lugar de Escuta”
Data: 25 de abril, quinta-feira
Horário: 19h
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira – Rua Duque de Caxias, 547, no Centro de Ribeirão Preto
Mediação: Lucieli Dornelles
Aberto e gratuito

SAIBA MAIS
Site projeto Lugar de Escuta: https://lugardeescuta.com.br/
Instagram: @lugardeescuta.br | @girassolcaminhos | @navemaefilmes
Making of Lugar de escuta:
https://youtu.be/Hfim_kY_5uU?si=QIWPoQFDf1UT_P78



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
 
 Agenda
 

Brasilia

30/05/2024
ANFAC 2024 - XV Congresso Brasileiro da ANFAC: Explorando Novas Fronteiras para Fortalecer o Mercado de Recebíveis

São Paulo

30/05/2024
Forrobodó do Sertão agita o Parque Villa Lobos nos dias 30 e 31 de maio

São Paulo

01/06/2024
Cris Barulins agita o Sesc no ritmo de pandeiros

São Paulo

04/06/2024
Rayflex apresenta soluções para o controle de contaminação na FCE Pharma 2024

São Paulo

04/06/2024
Emccamp Residencial e Senai promovem curso gratuito para formação de azulejistas, em São Paulo

Uruaçu

06/06/2024
HCN sediará a 2ª edição da Semana do Meio Ambiente e Saúde

Sertãozinho/SP

16/06/2024
Entidade de Sertãozinho, Casa Abrigo Nosso Lar, realiza 26ª edição do Porco no Rolete

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados