...
O documentário “Lugar de Escuta” será lançado em Ribeirão Preto nesta quinta-feira, dia 25 de abril, na Biblioteca Sinhá Junqueira (Rua Duque de Caxias, 547, no Centro), às 19h, com uma sessão e um bate-papo com a equipe de produção e participantes. O filme retrata as histórias de cinco homens que fazem parte de um grupo reflexivo que aborda temas do universo masculino e suas interações na sociedade. Dirigido por Julian Busquets Moura, o trabalho apresenta histórias autênticas e os desafios dos processos de construção e desconstrução dos padrões tradicionais de masculinidade.
A produção, com mais de 60 minutos, retrata conversas entre homens que participam ou participaram do projeto Lugar de Escuta, em narrativas de compartilhamento de experiências de vida, desafios, conquistas e conflitos. O eixo do filme é a condução dos encontros por Fausto Neto - idealizador do projeto Lugar de Escuta - em torno do qual gravitam outras conversas entre os homens e suas filhas, companheiras e amigos.
O diretor Julian Busquets Moura explica que a ideia do documentário foi desafiar as noções tradicionais de espaços masculinos e explorar interseções entre papéis de gênero e expectativas sociais, o que foi fundamental para definir o tom do filme. “Criamos um ambiente seguro para que os participantes compartilhassem suas experiências de forma autêntica, livre e sem julgamentos. Isso resultou em momentos mais genuínos. Essas escolhas nos permitiram capturar momentos autênticos e instigantes”, completa.
O diretor foi convidado pelo cineasta Alex Vissoto, diretor da Nave Mãe Filmes e proponente do projeto. “Um dos temas do meu caderno de ideias era a questão de ser homem em tempos contemporâneos. Quando conheci e compreendi a proposta do projeto Lugar de Escuta, percebi ali uma oportunidade de materializar esse anseio”, conta Vissoto.
Para Fausto Neto, idealizador do projeto Lugar de Escuta, é importante promover discussões sobre masculinidades. Segundo ele, o objetivo principal do Lugar de Escuta é expandir essas discussões e mostrar histórias reais sobre homens em suas relações afetivas com companheiras, filhos, pais e amigos. “O filme, assim como nas rodas de conversa, aborda questões cruciais como paternagem, saúde mental e racismo, entre vários outros temas. É uma oportunidade de promover reflexão, sensibilização e transformação pessoal e social”, ressalta.
O filme é realizado pelo Ministério da Cultura, com patrocínio da Galvani Fertilizantes e coprodução da Nave Mãe Filmes, Veedro Films e Girassol Caminhos Criativos, também responsável pela produção executiva. Também estavam na equipe Douglas Ferreira, na direção de fotografia, e Vitor Zafer na composição da trilha original. O documentário também será lançado em São Paulo, no SESC Pinheiros, no dia 15 de maio, e no Cine Eldorado, em Irecê, na Bahia, no dia 7 de maio.
Após os lançamentos, que serão presenciais com espaço para bate-papo com o público ao final da exibição (as vagas são limitadas), o documentário “Lugar de Escuta” será disponibilizado de forma aberta na plataforma YouTube.
SERVIÇO
Lançamento do documentário: “Lugar de Escuta”
Data: 25 de abril, quinta-feira
Horário: 19h
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira – Rua Duque de Caxias, 547, no Centro de Ribeirão Preto
Mediação: Lucieli Dornelles
Aberto e gratuito
SAIBA MAIS
Site projeto Lugar de Escuta: https://lugardeescuta.com.br/
Instagram: @lugardeescuta.br | @girassolcaminhos | @navemaefilmes
Making of Lugar de escuta:
https://youtu.be/Hfim_kY_5uU?si=QIWPoQFDf1UT_P78
|