Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Óleo lubrificante é descartado corretamente em concessionárias da região - 14/01/20


Compartilhar:

...
...

Assim como o óleo de cozinha, o óleo lubrificante utilizado em automóveis pode e deve ser reaproveitado. Se não reciclado, o material trocado pode causar sérios problemas ao meio ambiente

Ribeirão Preto (SP), 14 de janeiro de 2020 – No Brasil, somente 24% do óleo lubrificante de automóveis, o responsável por reduzir o atrito entre as peças e garantir a vida útil dos componentes e do motor, é reciclado. De acordo com ambientalistas, o número ainda é pequeno, pois a quantidade de óleo descartado é grande em função da necessidade da troca contínua dos óleos do motor. A técnica para a reciclagem é conhecida como rerrefino e permite que o óleo lubrificante usado ou contaminado, também conhecido como oluc, seja usado novamente como matéria-prima. Após sua utilização, se mal administrado, o óleo torna-se um resíduo perigoso que pode causar danos à saúde e ao meio ambiente, por isso, a necessidade do rerrefino.

No Estado de São Paulo, um exemplo de empresa responsável pelo resíduo é o Grupo Stéfani Ribeirão Diesel, presente em 10 cidades no interior de São Paulo. Desde 2010, os olucs de todas as unidades do grupo são armazenados em locais dentro do padrão ABNT (Associação Brasileira de Normas Ténicas) e encaminhados para o rerrefino. Com a troca de óleo dos veículos comerciais, agrícolas e de passeio, o Grupo Stéfani Ribeirão Diesel encaminha para o rerrefino, por ano, 115 mil litros de óleo lubrificante, transformando-se em nova matéria-prima.

Segundo a responsável pela área ambiental do Grupo Stéfani Ribeirão Diesel, Edvania Paula Ferreira Jorge, o rerrefino é realizado por uma empresa da cidade de Lençóis Paulista, no interior de São Paulo, que faz a coleta em todas as concessionárias do Grupo Stéfani, realizando o destino correto para o óleo já utilizado. “Prezamos pela segurança do meio ambiente, por isso, contratamos esta única empresa que já realiza a coleta e rerrefino do oluc. Segundo ela, o produto é encaminhado para o Estado do Rio de Janeiro para adição dos aditivos e assim então, volta ao comércio. O processo evita que este resíduo perigoso seja descartado no meio ambiente, com a certeza que o óleo rerrefinado segue o caminho da sustentabilidade.

Nova matéria-prima
O processo de reciclagem do óleo lubrificante é realizado nas próprias refinarias onde é removido as impurezas químicas, sujeira e metais pesados. São feitos testes para determinar a adequação da desidratação, retirando a água que será tratada. O combustível é separado do óleo, sendo destilado para a remoção do corte lubrificante. Ele será reaproveitado, passando por um processo químico de estabilização. Após o processo, a qualidade e pureza são testados, e seguinte à avaliação e validação, são destinados à venda. O descarte correto e a reutilização dos óleos lubrificantes se tornaram obrigatórios a partir da Lei Federal nº 9.605 (Política Nacional de Resíduos Sólidos), de 12 de fevereiro de 1998.

PERFIL GSRD
Com 72 anos de fundação, o Grupo Stéfani Ribeirão Diesel conta com 22 unidades operacionais, atuando como representante das marcas automobilísticas de renome e forte presença no mercado de pneus e recapagem, purificadores de água e corretora de seguros. Fazem parte do grupo as empresas: Ribeirão Diesel Mercedes-Benz, em Ribeirão Preto e Franca e Stéfani Diesel Mercedes-Benz, em Jaboticabal - ambas com a expertise em caminhões, ônibus e vans Mercedes-Benz. Ribeirão Diesel Pneus e Stéfani Pneus Michelin, com unidades em Bauru, Catanduva, Franca, Jaboticabal, Pirassununga e Ribeirão Preto, representantes da marca Michelin no comércio de pneus de automóveis, caminhonetes, vans, caminhões, ônibus e agrícolas, além dos serviços de recapagem e truck center; Stecar Mercedes-Benz, representa a marca Mercedes-Benz Automóveis, sediada em Ribeirão Preto, e Stecar América, com marcas como Jeep, Chrysler, Dodge e RAM, também sediada em Ribeirão Preto. Itacuã VW, com a marca Volkswagen e Itacuã Motos, com a representação da marca Yamaha, ambas em Ribeirão Preto. Stéfani Motors, representante da marca Toyota, com unidades em Jaboticabal, Araraquara e São Carlos. Stéfani Massey, representante da marca Massey Ferguson para máquinas agrícolas como tratores, pulverizadores, colheitadeiras, entre outras, com unidades em Ribeirão Preto, Jaboticabal e Catanduva. Cerâmica Stéfani, em Jaboticabal, é a pioneira do grupo, fabricante de purificadores de água, abastece todo o território nacional, com mais de 6 mil clientes, exportando para mais de 40 países. Stéfani Seguros, sediada em Ribeirão Preto, com abrangência nacional, atua no setor de seguros de veículos, residenciais, empresarial, de vida, entre outros.

Atendimento à Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas: Andrea Berzotti (andrea@verbo.jor.br), Luciana Grili (luciana@verbo.jor.br) e Valter Jossi Wagner (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Gabriel Todaro, Juliana Castro e Nadine Barros de Ramalho



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
 
 Agenda
 

São Paulo

20/04/2024
Pia Fraus comemora seus 40 anos com estreia de espetáculo sobre a vida dos Dinossauros do Brasil

Curitiba - PR

23/04/2024
Embaixadora da Dinamarca visita projeto social inaugurado pela Princesa Benedikte em Curitiba

São Paulo

28/04/2024
Cris Barulins se apresenta em São Paulo mostrando versatilidade ao som de pandeiros

Rio de Janeiro

30/04/2024
Desospitalização: simpósio discute alta segura e transição dos cuidados

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados