Notícias de eventos culturais, lançamentos etc.
 
Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Segunda-Feira, 09 de Dezembro de 2019
 
...
...

Ignácio de Loyola Brandão e Heloisa Prieto entregam prêmio literário da 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto - 10/06/19

Indique - Contato - Compartilhar:


Prêmio literário de um dos maiores encontros nacionais de literatura selecionou textos nas categorias estudantil regional e adulto, nas modalidades: poema, crônica, conto, desenho e livre interpretação

Ribeirão Preto (SP), 10 de junho de 2019 – Na manhã do domingo (9), os autores homenageados da 19ª Feira Nacional do Livro e Leitura de Ribeirão Preto realizaram a entrega dos prêmios do Concurso Literário. Ignácio de Loyola Brandão e Heloisa Prieto, além de honrados, serviram de inspiração para as crianças, jovens e adultos participantes, na hora de criarem seus textos. O evento aconteceu no Auditório Meira Junior, nas dependências do Theatro Pedro II, a partir das 11h. Além dos autores, estiveram presentes a conselheira administrativa da Fundação e membra da Academia Ribeirãopretana de Letras, Rosa Maria Cosenza, e o presidente da Academia Ribeirão-pretana de Letras, Carlos Roberto Ferriani, vencedores e familiares e o público em geral.

O concurso foi idealizado pela Academia Ribeirãopretana de Letras, promovido pela Fundação do Livro e Leitura, com apoio da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto, União dos Escritores Independentes, Casa do Poeta e do Escritor, União Brasileira dos Trovadores, Ordem dos Velhos Jornalistas e Proyecto Cultural SUR/Brasil.

Neste ano, o prêmio foi realizado em âmbito nacional e dividido em duas categorias: estudantil regional restrita a escolas públicas e ou privadas e adulto. Já a categoria estudantil regional, foi dividida em três modalidades: desenho, poema e livre interpretação.

As vencedoras da modalidade desenho infantil, também da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, estão na faixa etária entre seis a dez anos e apresentaram uma reflexão sobre o tema O tempo não para, retirado do texto Zeus, de Heloisa Prieto. A guerra do tempo de Milena Luiza Braganholi de Souza foi o 3º colocado. Zeus e a fila para parar o tempo, de Maria Eduarda Valeriano (2ª colocado); O pai de Zeus, de Maria Eduarda Aparecida Costa (1ª colocado), todas representando a EMEB João Nogueira, de Cravinhos, com supervisão da professora Sabrina Angélica Marques Santos, tricampeã neste ano. “É um sentimento de trabalho realizado. Sempre incentivamos a leitura e ficamos felizes de ver os frutos”, comenta a professora.

Já na categoria poema estudantil regional, os vencedores também são moradores da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, na faixa etária de 11 a 13 anos, e foram instigados pelo tema Você acredita em fantasma?, frase de Heloisa Prieto em O Médico e o Fantasma. Os textos selecionados foram: Quem tem medo de fantasma?, de Lívia Spina Braghini (3ª colocada); Quem tem medo de fantasma?, de Isabelle Victória Ribeiro do Nascimento (2ª colocada), ambas da EMEF Prof. Anísio Teixeira, com supervisão da professora Valéria Fernandes Turci. Quem levou o 1ª lugar foi Sophia Caroline Monari Antonillo, aluna da EMEF Sebastião de Aguiar Azevedo – Unidade II, com a produção Os Fantasmas, com supervisão da Prof. Luciana Michelan Medeiros.

A categoria Livre Interpretação Estudantil regional anunciou campeões de 14 a 17 anos, que produziram textos com o tema A escola deve ser para todo mundo. Será que é?, extraído da obra de Ignácio de Loyola Brandão. São eles: O Outro Lado da Rua, de Gilson Oliveira da Silva Junior (3º lugar), da escola SEB Álvares Cabral, com revisão do professor Rafael Colucci; Asas da liberdade, de Ana Clara Macedo Zambon (2º lugar); Estrela Cadente, de Isabela Pires Antão (1º lugar) - ambas do Colégio Ideal, sob orientação da professora bicampeã, Thaís Moreno Fargnolli. “A premiação traz um sentimento de trabalho bem feito. A educação no Brasil não é valorizada, mas quando vejo esses alunos, que de alguma forma foram inspirados por uma aula minha ou que em algum momento conseguiram produzir um bom texto, vejo que estamos no caminho certo”, destaca.

Também inspirado pelas obras de Loyola, os participantes da categoria adulto (acima de 18 anos) vieram de diferentes localidades do Brasil, com os gêneros literários poema, crônica ou conto, estimulados pelo tema Nada mais é como era. Foram premiados: Tudo se repete, de José Mario Feitosa Filho (3º colocado), de Serra Telhada – Pernambuco; Relato, de Ana Letícia Brunelli de Moraes (2ª colocada), de Ribeirão Preto; e Esse mundo não me serve, de Teresa Garbayo dos Santos (1ª colocada), residente no Rio de Janeiro. “Participei de muitos concursos na minha carreira e sempre achei todos uma ótima ideia. Foram oportunidades que me motivaram a melhorar e a construir a minha carreira”, comenta o escritor homenageado Ignácio de Loyola Brandão.

“Eu fiquei emocionada de ter a obra escolhida. Essa abordagem da releitura é muito importante”, destaca a escritora Heloisa Prieto. A autora infantojuvenil ainda destaca a importância do uso da literatura, pelo fato da nova geração ser depende da tecnologia, e avaliou que livros onlines (digitais) não prendem a atenção do leitor como um livro físico. “Na rede você entra no coletivo. O livro não, ele é único e seu, onde você pode tocar, dobrar a folha, fazer anotações. É o contato direto com o autor”, explica Heloisa Prieto.

19ª Feira Nacional do Livro

A 19ª Feira Nacional do Livro acontece entre os dias 9 a 16 de junho de 2019, em Ribeirão Preto (SP). Trata-se de um dos maiores encontros culturais do País e neste ano traz o tema “Entre Uma História e Outra, Uma Nova História – Um Mundo Melhor para Todos. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” que embasa a tônica de todos salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, exposição de filmes, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras atividades. São planejadas mais de 330 atrações culturais totalmente gratuitas com nomes referências nas esferas literária, educacional e cultural. A programação completa pode ser acessada no site da Fundação:
https://fundacaodolivroeleiturarp.files.wordpress.com/2019/05/19_fnlrp_revista_final.pdf .

Homenageados

Como em todos os anos, a Feira Nacional do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi a Suécia. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Ignácio de Loyola Brandão; o autor educação é Boaventura de Sousa Santos; a autora infantojuvenil é Heloisa Prieto; autor local, Gilberto Andrade de Abreu e a professora homenageada, Amini Boainain Hauy. O patrono desta edição é o empresário Luiz Octávio Junqueira Figueiredo.

Realização
O Ministério da Cidadania, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal, Alta Mogiana, GasBrasiliano, Tanger e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro: Alta Mogiana - Açúcar, Etanol e Energia; GasBrasiliano e Tanger. Patrocínio Prata: Ambient, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Passalacqua, Grupo São Francisco e Savegnago Supermercado. Patrocínio Bronze: Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial, RibeirãoShopping e Riberdoces. Patrocínio: ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Madeiranit e Grupo Via Brasil. Instituição Cultural Parceira: SESC - Serviço Social do Comércio. Parceria Cultural Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Colorado John Deere, Imma Escola de Design, Santa Helena, Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Sesi – Serviço Social da Indústria, Grupo Thathi de Comunicação. Apoio Cultural: Consulado Geral da Suécia em São Paulo, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Ecofalante, Superintendência de Gestão Ambiental, Heurys Tecnologia, IEA – Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, Shopping Iguatemi – Ribeirão Preto, Monreale Hotel Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Protécnica – Proteção Individual Técnica, Rodonaves, Usina São Martinho, Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto, Verbo Nostro Comunicação Planejada, Sistema Clube de Comunicação, EPTV, Rádio CBN, Record TV e SBT. Apoio: Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal de Turismo, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto - Convention & Visitors Bureau, Brasil Convention & Visitors Bureau, Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, OAB, Sincovarp - Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Macboot, Grupo Utam, ALMA – Academia Livre de Música e Artes, IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Instituto Ribeirão 2030, Recicla Bytes, Tonin Superatacado, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar. Realização Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Brasil – Governo Federal.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior Feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividades permanente durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.



Atendimento à Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 - luciana@verbo.jor.br
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 - andrea@verbo.jor.br
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 - valter@verbo.jor.br
Colaboração:
Juliana Castro - pauta@verbo.jor.br
Gabriel Todaro e Angelo Davanço - redação@verbo.jor.br



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Voltar
Envie arquivos
Agenda

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados