Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Sábado, 30 de Maio de 2020
 
GS1 Brasil integra o projeto “Tempos Modernos” no primeiro Carnaval digital interativo da história
GS1 Brasil integra o projeto “Tempos Modernos” no primeiro Carnaval digital interativo da história

Rosas de Ouro inova e coloca chip em todas as fantasias - 12/02/20

Indique - Contato - Compartilhar:


- Mais de dois mil integrantes da escola de samba serão monitorados no Sambódromo numa iniciativa inédita de Carnaval 4.0
- A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil integra o projeto “Tempos Modernos” no primeiro Carnaval digital interativo da história

Em uma iniciativa inédita no Carnaval paulista, a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil e a Sociedade Rosas de Ouro programaram para o desfile de 2020 soluções com tecnologia embarcada como, por exemplo, um chip implantado em aproximadamente duas mil fantasias da escola para monitorar a evolução de todas as alas no Sambódromo. Esse mesmo chip servirá para acompanhar o processo de devolução e descarte dos materiais usados na confecção das fantasias da Ala das Baianas e da “Código para o Futuro”, numa ação de sustentabilidade – como sempre foi a preocupação da Rosas de Ouro. Agora, todo o processo será demonstrado com mais eficiência e menos perdas.

Antenas de captação de sinal por radiofrequência receberão informações dos integrantes da escola durante o desfile por meio dos chips. Cada ala terá informações como horário de entrada, tempo de desfile em cada setor do sambódromo, evolução e outras informações que auxiliarão os dirigentes a organizar o desempenho.

O principal objetivo da proposta é de interagir com a sociedade sobre os benefícios que a revolução da indústria 4.0 já traz para a população. A parceria entre a associação e a escola faz parte do o projeto “Tempos Modernos”. Para atingir esse objetivo, o carnavalesco responsável André Machado criou a fantasia “Código para o Futuro”. Ela tem como elemento principal um QR Code para ser lido pelos foliões com um smartphone e abrir um aplicativo com filtro onde ele se integra ao figurino. Esse código também estará disponível em um leque de brinde aos foliões.

Equipe do Projeto Carnaval 4.0 - O time do projeto Carnaval 4.0 é uma organização formada por acadêmicos, especialistas de tecnologia de diferentes organizações e gestores e artistas da Rosas de Ouro que buscam contribuir com a transformação do país num Brasil 4.0. O apoio institucional ao Enredo Tempos Modernos é da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. Estão envolvidos ainda pesquisadores e alunos da Universidade de São Paulo (USP), Centro Universitário FEI e Instituto Mauá de Tecnologia, com o apoio do Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT). As empresas fornecedoras de hardware, software e capacitação para as universidades são PTC, Schneider, Electric, Ladder, Universal Robots, Nokia, Staaubli Robotics, DHL, Dassault Systèmes, Dasa, GSC, ABB, Contric Robótica, Eplan, Infosphera, Quantum4, GRV Software e Sacrini Design. O Comitê de Gestão é formado pela SPI Integração de Sistemas, People+Strategy, EloGroup, CNC, ATTO, UMANTECH e N&DC.



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Voltar
Agenda

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados