Painel de notícias
 
Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Domingo, 22 de Julho de 2018
 

Agroindústrias do oeste do PR são destaque no Programa Selo Alimentos - 13/04/18

Indique - Contato - Compartilhar:


Programa premiou 15 empresas que obtiveram maior pontuação; dois primeiros lugares e um segundo colocado são da região

Samollé, de Quatro Pontes, Coofamel, de Marechal Cândido Rondon, e Botânica Hortifruti, de Toledo, foram as três agroindústrias do oeste paranaense premiadas durante evento nesta semana em Curitiba. Além de fazer parte das 101 micro e pequenas empresas com a chancela do Selo Alimentos do Paraná, atingiram pontuação que premiou os três primeiros colocados em cinco categorias: Alimentos Prontos e Pré-prontos, Bebidas, Origem Animal, Origem Vegetal e Alimentos Funcionais.

Em produtos de Origem Animal, a Samollé atingiu 98,85% de conformidade com as normas aplicadas ao Selo, o que conferiu à agroindústria do Oeste do Paraná o 1º lugar na categoria e 2º lugar geral entre as participantes. Ainda nesta categoria, o segundo lugar também foi do oeste, premiando a Coofamel, de Marechal Cândido Rondon, que atingiu 98,35%. Em terceiro lugar, foi premiada a Salumeria Romani, de Madirituba que chegou a 96,95% de conformidade.

“Recebemos a premiação com muita alegria e compartilhamos com nossa equipe, pois é resultado de um trabalho realizado com o comprometimento de todos com a gestão e a qualidade. Participamos do Selo desde a primeira edição e, nesses três anos, sempre conseguimos renovar a chancela e melhorar algo a mais a cada etapa. Nesta última, por exemplo, melhoramos controles e aplicamos pesquisas de satisfação”, destaca Juliano Jacobs, da Samollé.

De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Emerson Durso, o Selo tem como focos a gestão e qualidade dos produtos. “Além de exigências como segurança e qualidade alimentar, o Selo também leva em consideração a gestão do negócio. O objetivo final é auxiliar as micro e pequenas empresas a se adequarem a processos e normas e, por consequência, aumentar a competitividade e contato com o mercado”, explica.

A gestão foi, justamente, a ‘guinada’ da Coofamel, conforme cita o presidente da cooperativa, Wagner Gazziero. “Podemos dizer que tínhamos uma gestão ‘familiar’ antes de começar com as adequações do Programa Selo Alimentos do Paraná. A partir disso, profissionalizamos não só a gestão, mas a produção, o beneficiamento, as finanças, enfim, demos uma ‘cara’ nova ao trabalho na cooperativa. Capacitando, inclusive, não somente os nove colaboradores, mas os 15 diretores que atuam conosco”, afirma.

Na categoria dos produtos de Origem Vegetal, a Botânica Hortifruti, de Toledo, foi a representante do Oeste do Paraná entre os premiados. “O primeiro lugar na categoria foi surpresa para nós. Sabíamos que estávamos no caminho e foi com orgulho que recebemos este reconhecimento. Este foi o segundo ano que participamos e fomos ainda mais aguerridos na aplicação da metodologia. Além das melhorias, o Selo nos atesta credibilidade”, assegura Claudio Oliveira Severino, da Botânica.

Também foram premiados nesta categoria Anfrut, de Marialva, com 90,39%, e Soeto Alimentos, de Joaquim Távora, com 90,36% de conformidade com as normas do Selo Alimentos do Paraná. Na categoria alimentos funcionais, foram vencedores: Biscoitos Kerber, Verde Brasil Alimentos Orgânicos e Semprebom. Na de Bebidas, Adega Porto Brazos (1ª colocada geral do Selo), Belo Pomar Polpas de Frutas e Chá da Serra. Na categoria Alimentos Prontos e Pré-Prontos, venceram: Maria Maria Soluções, Pipoca do Gugui e Petit Chef.

Oeste do Paraná
A região tem, atualmente, o total de 16 micro e pequenas empresas com o Selo Alimentos do Paraná e outras estão trabalhando seus processos, com apoio do Sebrae/PR, para futuras auditorias com foco na obtenção do Selo, que tem vigência de 12 meses. Além das três premiadas, estampam o Selo o Frigorífico Corbélia, Frigorosa Indústria e Alimentos, Casa de Carne Evarini, Água Mineral Havai, Q Delícia, Oficina do Sorvete, Roma Foz Panificadora, Açougue 500, Seleção Monjoleiro, Pegue + Chás e Ervas, Terra Mate, Coofamel Santa Helena e Temperbom.

O Selo Alimentos do Paraná é realizado pelo Sebrae/PR, Fecomércio PR, Fiep, Associação Paranaense de Supermercados (Apras) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Objetiva a melhoria de processos produtivos, aprimoramento da qualidade e boas práticas de gestão em empreendimentos de micro e pequeno porte do segmento de alimentos e bebidas. A metodologia segue as normas sanitárias vigentes e o MEG – Modelo de Excelência da Gestão, da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Todo o processo tem como avaliador o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Voltar
Loja online roupas infantis
Agenda

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados