Notícias de eventos culturais, lançamentos etc.
 
Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Sábado, 21 de Abril de 2018
 

Agroindústrias do oeste do PR são destaque no Programa Selo Alimentos - 13/04/18

Indique - Contato - Compartilhar:


Programa premiou 15 empresas que obtiveram maior pontuação; dois primeiros lugares e um segundo colocado são da região

Samollé, de Quatro Pontes, Coofamel, de Marechal Cândido Rondon, e Botânica Hortifruti, de Toledo, foram as três agroindústrias do oeste paranaense premiadas durante evento nesta semana em Curitiba. Além de fazer parte das 101 micro e pequenas empresas com a chancela do Selo Alimentos do Paraná, atingiram pontuação que premiou os três primeiros colocados em cinco categorias: Alimentos Prontos e Pré-prontos, Bebidas, Origem Animal, Origem Vegetal e Alimentos Funcionais.

Em produtos de Origem Animal, a Samollé atingiu 98,85% de conformidade com as normas aplicadas ao Selo, o que conferiu à agroindústria do Oeste do Paraná o 1º lugar na categoria e 2º lugar geral entre as participantes. Ainda nesta categoria, o segundo lugar também foi do oeste, premiando a Coofamel, de Marechal Cândido Rondon, que atingiu 98,35%. Em terceiro lugar, foi premiada a Salumeria Romani, de Madirituba que chegou a 96,95% de conformidade.

“Recebemos a premiação com muita alegria e compartilhamos com nossa equipe, pois é resultado de um trabalho realizado com o comprometimento de todos com a gestão e a qualidade. Participamos do Selo desde a primeira edição e, nesses três anos, sempre conseguimos renovar a chancela e melhorar algo a mais a cada etapa. Nesta última, por exemplo, melhoramos controles e aplicamos pesquisas de satisfação”, destaca Juliano Jacobs, da Samollé.

De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Emerson Durso, o Selo tem como focos a gestão e qualidade dos produtos. “Além de exigências como segurança e qualidade alimentar, o Selo também leva em consideração a gestão do negócio. O objetivo final é auxiliar as micro e pequenas empresas a se adequarem a processos e normas e, por consequência, aumentar a competitividade e contato com o mercado”, explica.

A gestão foi, justamente, a ‘guinada’ da Coofamel, conforme cita o presidente da cooperativa, Wagner Gazziero. “Podemos dizer que tínhamos uma gestão ‘familiar’ antes de começar com as adequações do Programa Selo Alimentos do Paraná. A partir disso, profissionalizamos não só a gestão, mas a produção, o beneficiamento, as finanças, enfim, demos uma ‘cara’ nova ao trabalho na cooperativa. Capacitando, inclusive, não somente os nove colaboradores, mas os 15 diretores que atuam conosco”, afirma.

Na categoria dos produtos de Origem Vegetal, a Botânica Hortifruti, de Toledo, foi a representante do Oeste do Paraná entre os premiados. “O primeiro lugar na categoria foi surpresa para nós. Sabíamos que estávamos no caminho e foi com orgulho que recebemos este reconhecimento. Este foi o segundo ano que participamos e fomos ainda mais aguerridos na aplicação da metodologia. Além das melhorias, o Selo nos atesta credibilidade”, assegura Claudio Oliveira Severino, da Botânica.

Também foram premiados nesta categoria Anfrut, de Marialva, com 90,39%, e Soeto Alimentos, de Joaquim Távora, com 90,36% de conformidade com as normas do Selo Alimentos do Paraná. Na categoria alimentos funcionais, foram vencedores: Biscoitos Kerber, Verde Brasil Alimentos Orgânicos e Semprebom. Na de Bebidas, Adega Porto Brazos (1ª colocada geral do Selo), Belo Pomar Polpas de Frutas e Chá da Serra. Na categoria Alimentos Prontos e Pré-Prontos, venceram: Maria Maria Soluções, Pipoca do Gugui e Petit Chef.

Oeste do Paraná
A região tem, atualmente, o total de 16 micro e pequenas empresas com o Selo Alimentos do Paraná e outras estão trabalhando seus processos, com apoio do Sebrae/PR, para futuras auditorias com foco na obtenção do Selo, que tem vigência de 12 meses. Além das três premiadas, estampam o Selo o Frigorífico Corbélia, Frigorosa Indústria e Alimentos, Casa de Carne Evarini, Água Mineral Havai, Q Delícia, Oficina do Sorvete, Roma Foz Panificadora, Açougue 500, Seleção Monjoleiro, Pegue + Chás e Ervas, Terra Mate, Coofamel Santa Helena e Temperbom.

O Selo Alimentos do Paraná é realizado pelo Sebrae/PR, Fecomércio PR, Fiep, Associação Paranaense de Supermercados (Apras) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Objetiva a melhoria de processos produtivos, aprimoramento da qualidade e boas práticas de gestão em empreendimentos de micro e pequeno porte do segmento de alimentos e bebidas. A metodologia segue as normas sanitárias vigentes e o MEG – Modelo de Excelência da Gestão, da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Todo o processo tem como avaliador o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Voltar
Envie arquivos
Agenda

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados