Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Terça-Feira, 28 de Maio de 2024

Hospital Vila da Serra realiza mutirão gratuito de exames de PSA - 19/11/23


Compartilhar:



Ação acontece de 20 a 24 de novembro: interessados poderão fazer o teste PSA e, em caso de suspeita da doença, terão avaliação urológica



De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) são esperados 704 mil novos casos de câncer no Brasil entre 2023 e 2025. Nos homens, o câncer de próstata é predominante em todas as regiões do país, totalizando 72 mil novos casos estimados a cada ano do triênio, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.


Para contribuir com a prevenção da doença no público masculino, o Hospital Vila da Serra realizará, entre os dias 20 e 24 de novembro, 150 atendimentos gratuitos para medição do PSA (Antígeno Prostático Específico). Durante os quatro dias da ação, serão feitos 30 exames a cada dia, sendo 15 realizados na parte da manhã e 15 na parte da tarde. O mutirão ocorrerá sempre no horário das 8h às 18h.


“O exame do PSA é determinante no rastreio de possível existência do câncer de próstata. Dessa forma, o Centro Médico do Hospital Vila da Serra realizará, por dia, 30 atendimentos gratuitos. O nosso objetivo é conscientizar os homens da importância da realização desse exame e da prevenção”, ressalta o Dr. José Eduardo Tavora, coordenador de urologia e Cirurgia Robótica do Hospital Vila da Serra.


Realizado por meio de coleta de sangue, o PSA avalia a quantidade do antígeno prostático específico e havendo suspeita da doença, é indicada uma biópsia por meio de ultrassonografia transretal para a confirmação do diagnóstico. A ação será coordenada pelo Dr. José Eduardo Tavora e terá a parceria da Vacsim.


Interessados em participar precisam chegar ao local munido de carteira de identidade. A ação acontecerá no 6º andar do hospital. “Os resultados dos exames ficarão prontos em 20 minutos, e quem apresentar alteração será imediatamente encaminhado para uma avaliação gratuita com um urologista”, explica o especialista.


De acordo com o médico, a iniciativa do Hospital Vila da Serra é fundamental para a prevenção, pois o câncer de próstata costuma crescer de forma lenta, podendo levar anos para se manifestar. “Homens a partir de 50 anos, e 45 anos para quem possui história familiar, devem realizar anualmente o exame clínico (toque retal) e a medição do PSA. O diagnóstico inicial é essencial para o sucesso do tratamento dessa doença que atinge cerca de 75% dos homens com 65 anos ou mais”, frisa o urologista.



Serviço:

Mutirão exames PSA

Local: Hospital Vila da Serra- Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Vila da Serra- Nova Lima

Data: 20 a 24 de novembro

Horário: 8h às 18h

Para agendar o exame gratuito durante o mutirão, ligue: 2342-0600



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
 
 Agenda
 

São Paulo

30/05/2024
Forrobodó do Sertão agita o Parque Villa Lobos nos dias 30 e 31 de maio

São Paulo

01/06/2024
Cris Barulins agita o Sesc no ritmo de pandeiros

São Paulo

04/06/2024
Rayflex apresenta soluções para o controle de contaminação na FCE Pharma 2024

São Paulo

04/06/2024
Emccamp Residencial e Senai promovem curso gratuito para formação de azulejistas, em São Paulo

Uruaçu

06/06/2024
HCN sediará a 2ª edição da Semana do Meio Ambiente e Saúde

Sertãozinho/SP

16/06/2024
Entidade de Sertãozinho, Casa Abrigo Nosso Lar, realiza 26ª edição do Porco no Rolete

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados