Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Terça-Feira, 28 de Maio de 2024

Desospitalização: simpósio discute alta segura e transição dos cuidados - 15/04/24


Compartilhar:

‘A importância da integralidade e os desafios na assistência’. Esse é o tema central do Simpósio de Desospitalização promovido pelo Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF-RJ), voltado a profissionais envolvidos na prestação de cuidados, além daqueles que atuam na gestão de pacientes, como diretores de unidades de cuidados domiciliares e outros líderes que têm responsabilidade pela gestão e organização de serviços de saúde com a finalidade de promover o aprendizado, a colaboração e a inovação na área. O evento acontece no dia 30 de abril.


De acordo com o diretor administrativo do HSF, Márcio Nunes, a ideia de organizar o Simpósio nasceu da experiência na Unidade de Transição de Cuidados do HSF, especializada em cuidados paliativos, reabilitação e transição de cuidados de pacientes em fase pós-aguda que necessitem de cuidados exclusivos. “Estamos chegando agora à segunda edição do evento com o objetivo de aprofundar a discussão sobre estratégias de transição de cuidados integradas com a participação de uma equipe multiprofissional. Em nossa programação de palestras e mesa redonda, vamos destacar práticas e avanços em abordagens, técnicas e modelos de desospitalização”, afirma.


Programação


Uma das organizadoras do Simpósio, Lorena Lima, coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HSF, destaca que a proposta do evento é trabalhar os temas da desospitalização e práticas de cuidados de saúde integrados desde as bases conceituais até os desafios atuais enfrentados na integração de serviços de saúde e na transição entre diferentes níveis de cuidado. “Para tratar destes temas, convidamos médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e outros profissionais de saúde que atuam na área para que compartilhem suas experiências e perspectivas sobre o processo de desospitalização e os desafios enfrentados na transição entre o hospital e o cuidado domiciliar”, conta ela.


Ela frisa que programação pode interessar ainda a cuidadores que desempenham um papel crucial em processos de desospitalização, garantindo que os pacientes recebam cuidados contínuos e adequados após a alta hospitalar. “Professores, pesquisadores e estudantes que estejam envolvidos em pesquisas na área também poderão se beneficiar da apresentação de resultados de estudos, discussão acerca de tendências, além de conhecer projetos interdisciplinares relacionados à desospitalização e à integralidade na assistência à saúde”.


O Simpósio conta com o apoio da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://bit.ly/49vkesb.


II Simpósio de Desospitalização

Dia: 30 de Abril de 2024, das 8h às 17h

Local: Auditório EMORP - Hospital São Francisco na Providência de Deus

Rua Conde de Bonfim, 1.033 - Tijuca


Programação

8h - Abertura, com o diretor geral do HSF, Frei Nicolau Castro, e o diretor administrativo, Márcio Nunes


8h30 - Palestra “Bases conceituais da integralidade e da desospitalização”, com a enfermeira obstétrica Marianne Batalha, mestre em Enfermagem e professora do Centro Universitário Celso Lisboa.


9h30 - Palestra "Estratégias e ferramentas para uma desospitalização segura", com a enfermeira obstétrica Patrícia Olario, mestre em Enfermagem, Doutora com ênfase em gestão em saúde, cuidados paliativos e desospitalização.


10h30 - Palestra "A importância da rede de apoio no processo de desospitalização", com a assistente social especialista em Gerontologia, Fabiana Correia, e a psicóloga Denise Machado.


11h30 às 13h - Almoço


13h - Palestra "A importância da comunicação na desospitalização", com a geriatra Camila Vazoller.

14h - Mesa redonda "Transição dos cuidados: Uma perspectiva multidisciplinar", com o fisioterapeuta Alessandro Beserra, a nutricionista Nara Lopes, a fonoaudióloga Fernanda Albuquerque e a enfermeira estomaterapeuta Karla Gomes.

15h30 - "Alta hospitalar: E agora o que fazer?", com a enfermeira Kamylla Duarte.



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
 
 Agenda
 

São Paulo

30/05/2024
Forrobodó do Sertão agita o Parque Villa Lobos nos dias 30 e 31 de maio

Brasilia

30/05/2024
ANFAC 2024 - XV Congresso Brasileiro da ANFAC: Explorando Novas Fronteiras para Fortalecer o Mercado de Recebíveis

São Paulo

01/06/2024
Cris Barulins agita o Sesc no ritmo de pandeiros

São Paulo

04/06/2024
Rayflex apresenta soluções para o controle de contaminação na FCE Pharma 2024

São Paulo

04/06/2024
Emccamp Residencial e Senai promovem curso gratuito para formação de azulejistas, em São Paulo

Uruaçu

06/06/2024
HCN sediará a 2ª edição da Semana do Meio Ambiente e Saúde

Sertãozinho/SP

16/06/2024
Entidade de Sertãozinho, Casa Abrigo Nosso Lar, realiza 26ª edição do Porco no Rolete

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados