Notícias de eventos culturais, lançamentos etc.
 
Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Terça-Feira, 21 de Janeiro de 2020
 

Pilz faz apreciação de riscos em 224 equipamentos da Tower International - 13/01/20

Indique - Contato - Compartilhar:




Por trás da segurança que envolve um automóvel que roda pelas ruas, há diversos componentes importantes e que podem fazer a diferença, no que se refere à segurança, propriamente dita. A carroceria do veículo, por exemplo, é um deles. A Tower International, fabricante de estruturas metálicas veiculares para as principais montadoras do mundo, tem que estar perfeitamente alinhada quanto ao item segurança em sua produção.

Quanto a esse aspecto, ainda nesse semestre, a Tower International concluiu a primeira etapa de serviços contratados da Pilz do Brasil, multinacional alemã especializada em segurança de máquinas e automação industrial. No ano passado, a Tower International abriu um edital para contratação de serviço de apreciação de risco e validação com critérios rigorosos em atendimento a NR12 e ABNT NBR 12100 para prensas de 250 toneladas a 2500 toneladas, linhas de solda automatizadas, área de usinagem e de corte de bobina de aço.

“Após avaliação de diversos fornecedores, a Pilz foi escolhida devido ao seu know-how de segurança, preço e experiência na realização de apreciação de risco e validação”, explica Eng.º Alexander Caldas Francisco, gerente de Manutenção na Tower International.

De acordo com o Eng.º Alexander, a Pilz foi contratada para realizar validação de uma prensa Gutmann de 400 toneladas, que passou por um retrofit para adequação à portaria 873/17 do Ministério do Trabalho. A Pilz fez a apreciação de riscos (APR) nas máquinas da planta da unidade fabril de Arujá (SP), totalizando 224 equipamentos, divididos em dez setores. Ao final, foram contempladas com produtos e soluções da multinacional alemã as seguintes áreas: Estamparia, Linhas de Solda, Ferramentaria e Corte de Bobinas de Aço. “Os produtos utilizados foram diversos: calço de segurança, CLP de Segurança, chave escape, botões de emergência e reset, cabos e cortina de luz”, detalha o gerente de Manutenção da Tower International.

Entre 2017 e 2019, a Tower International investiu cerca de R$ 5 milhões em melhorias de segurança no parque de fabril de Arujá, integrando treinamentos e capacitação da equipe operacional. Nessa unidade são fabricadas estruturas de carroceria e chassis para carros de passeio, crossovers, picapes e utilitários esportivos, assim como cockpits para ônibus. “Agora em janeiro iremos implementar a segunda etapa dos serviços contratados da Pilz, com previsão de término até dezembro de 2021”, adianta Eng.º de Segurança do Trabalho Marcos Castan.



Sobre a Tower International
Líder mundial na fabricação de estruturas metálicas veiculares para as principais montadoras do mundo, a Tower International possui 31 plantas industriais estrategicamente localizadas na América do Norte, América do Sul e Ásia. Globalmente, as unidades são apoiadas por seis centros tecnológicos de engenharia e vendas.
A linha de produtos abrange componentes estruturais estampados, além de conjuntos montados soldados, empregados em veículos de passeio utilitários, como também em ônibus e caminhões.
No Brasil, a empresa atua desde 2000. Seu parque industrial e um Tech Center estão localizado em Arujá, São Paulo, onde são fabricadas estruturas de carroceria e chassis para carros de passeio, crossovers, picapes e utilitários esportivos, bem como cockpits para ônibus. A unidade possui diversas prensas de 250 toneladas a 2500 toneladas, linhas de solda automáticas com robôs Yaskawa Motoman, ABB e Fanuc, área de corte de bobina de aço, ferramentaria e metrologia.

Sobre a Pilz do Brasil
A Pilz é uma empresa internacional de tecnologia de automação e em soluções de segurança de máquina, sendo esse seu diferencial. Sediada em Ostfildern, Alemanha, está presente em todos os continentes através de 42 subsidiárias. De caráter familiar possui 2.400 funcionários e três parques fabris, na Alemanha, França e China, sendo que na Irlanda possui uma unidade de desenvolvimento de software. No Brasil está presente há 20 anos.
Os produtos da empresa incluem tecnologia de sensores, relés de monitoramento eletrônico, relés de segurança, sistemas de controle configuráveis e programáveis, soluções de automação com controle de movimento, sistemas para comunicação industrial, bem como soluções de visualização e terminais de operação.
As soluções da Pilz podem ser utilizadas em todos os campos da engenharia, nos segmentos de embalagem, automotivo, farmacêutico, ferroviário, prensas, energia eólica, entre outros. Estas soluções garantem a segurança do operador em seu ambiente de trabalho.

Informações para a imprensa:

Rita Dias - jornalista MTb.30.509 – cel. 11 – 99758.5909
rita@informativamidia.com.br
Zulmira Felicio - jornalista MTb.10.316 – cel. 11- 99605.7083
zulmira@informativamidia.com.br



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Voltar
Envie arquivos
Agenda

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados