...
Projeto itinerante leva cinema brasileiro e diversão para mais de mil crianças em escolas e instituições de Santos, com exibições gratuitas e distribuição de pipoca. Próximas sessões acontecem nos dias 11, 18 e 31 de outubro.
O projeto Cine Comunidade Santos, iniciativa organizada pelo Instituto CineZen Cultural, coordenado pelos produtores André Azenha e Paula Azenha, já tem novas sessões programadas para o mês de outubro. A primeira delas será realizada no dia 11 de outubro, na Escola Estadual Olga Cury, localizada no bairro Aparecida, com duas sessões, às 10h e às 14h, atendendo mais de 100 crianças em cada período. Na sequência, o projeto segue para a Unidade Marapé no dia 18 de outubro, onde irá receber 300 crianças de escolas municipais pela manhã e 300 à tarde, em sessões que contarão com distribuição de pipoca para todas as crianças presentes.
Encerrando o mês, no dia 31 de outubro, o Café Teatro Rolidei, sede da Associação Projeto Tamtam, será palco de mais uma exibição do projeto, garantindo a continuidade dessa temporada de sucesso do Cine Comunidade. No total, serão 30 sessões itinerantes gratuitas de cinema realizadas ao longo deste ano, com exibição de curta-metragens brasileiros de animação infantil em parceria com o Santos Film Fest e produções da Turma da Mônica, em parceria com a Mauricio de Sousa Produções. Além disso, as crianças terão a oportunidade de assistir a um longa-metragem surpresa, garantindo a combinação entre a valorização do cinema nacional e o desejo da garotada de ver grandes produções na telona. O projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, edital do Governo do Estado, e tem apoios do Santos Film Fest - Festival de Cinema de Santos, Mauricio de Sousa Produções e Rizzieri Eventos.
Essa iniciativa tem um impacto significativo na comunidade de Santos, já que boa parte da população não tem condições de frequentar cinemas comerciais. As sessões do Cine Comunidade oferecem um espaço de entretenimento e aprendizado, incentivando a formação de público para o cinema brasileiro e proporcionando acesso a filmes que muitas dessas crianças dificilmente teriam a chance de assistir.
Histórico do Cine Comunidade
O Cine Comunidade nasceu em 2011 com sessões mensais realizadas na Biblioteca Plínio Marcos, em Caruara, na área continental de Santos. O projeto cresceu e, a partir de 2013, com o apoio do então coordenador do Departamento de Formação, Gustavo Klein, passou a acontecer semanalmente em diversos locais da cidade. Sempre conduzidas e com curadoria de André Azenha. Durante sua primeira fase, entre 2011 e 2017, o projeto realizou 102 sessões em 37 locais diferentes, incluindo espaços como a Escola Total da Ilha Diana, o Centro da Juventude da Zona Noroeste, o Instituto Arte no Dique, Casa do Sol, Kosei Home, Centro Cultural do Morro do São Bento, Escola Total de Monte Cabrão, e a própria Cinemateca de Santos etc. Mais de 6 mil pessoas, de crianças a idosos, foram impactadas durante essa etapa inicial.
Além das exibições de filmes, o Cine Comunidade tem influenciado diretamente outras iniciativas culturais da cidade. Um exemplo é o projeto Hora da Cultura, da Secretaria de Cultura de Santos, que ampliou as atividades artísticas em escolas municipais. A continuidade do projeto em 2024, agora melhorado e reestruturado, levando a estrutura de projeção e som, demonstra o comprometimento do CineZen Cultural com o acesso à cultura e ao cinema de qualidade, além de ser uma ferramenta importante de inclusão social.
CineZen Cultural
O Instituto CineZen Cultural, responsável pelo Cine Comunidade, tem uma longa trajetória de promoção do cinema e da cultura em Santos. Fundado por André Azenha em 2009 e coordenado por ele e Paula Azenha, o instituto é conhecido por iniciativas como o Santos Film Fest, festival que destaca o cinema nacional e promove atividades culturais e educativas em diferentes espaços da cidade, Culturalmente Santista - Fórum Cultural e Criativo de Santos, Geek Comunidade Palafitacon, Festival Batman Day, Cinezen Edições Literárias. O trabalho desenvolvido pelo CineZen busca democratizar o acesso à cultura, promover a formação de plateia e valorizar o audiovisual brasileiro, sempre com um olhar inclusivo e transformador para as comunidades locais.
Com essas próximas sessões de outubro, o Cine Comunidade segue firme em sua missão de levar cultura, diversão e aprendizado para as crianças de Santos, em um projeto que já faz parte do calendário cultural da cidade e que, certamente, ainda tem muito a oferecer.
|