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Alan Lopes: a história do CEO da maior consultoria TOTVS no Brasil - 12/12/19


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Alan Lopes, CEO da CRM Services
Alan Lopes, CEO da CRM Services

De 3 para 60 colaboradores e expansão para Argentina, a CRM Services se consolida como a maior consultoria TOTVS do Brasil.

Considerada no mercado brasileiro de ERP, a maior consultoria especialista TOTVS do país, a CRM Services completou, em novembro, dez anos de atuação.

Como a grande maioria das start-up, a CRM Services teve início em uma pequena sala comercial, em um prédio no centro de Limeira – SP. Em meados de 2009 nascia a empresa que em pouco tempo se tornaria a maior consultoria TOTVS no Brasil.

Inicialmente, a então Consultoria RM, surgiu para atender a demanda de implantação e suporte de gestão Administrativa, RH e Folha de Pagamento de empresas usuárias do sistema RM da TOTVS. Na época, com apenas 3 integrantes, a consultoria ficou conhecida por suas entregas de projetos e ganho de produtividade em seus clientes, tornando inevitável a contratação de novos colaboradores.

Em pouco menos de cinco anos de existência, a já definitiva CRM Intelligence Services, ganhou corpo, atingindo o número de 20 colaboradores, com uma carteira fixa de 28 clientes. Números acima da média em comparativo entre grandes consultorias TOTVS no país.

Já em 2017, a consultoria expandiu seu portfólio e atuação, passando a implantar Protheus e fluig, aumentando a equipe de forma significativa. Nesse momento, a empresa atingiu o número de 50 colaboradores.

Logo no início de 2019, a CRM Services inaugurou uma nova unidade, em São Paulo, na Faria Lima, ampliando ainda mais seu quadro de participantes, chegando a quase 70 pessoas, e uma carteira de 60 clientes, entre médias e grandes empresas.

A reportagem entrevistou Alan Lopes, CEO da CRM Services, sobre sua carreira, trajetória da CRM Intelligence Services e projetos para o futuro:

Jornalista – Conte-nos sobre sua trajetória profissional, até a formação da CRM Services.

Alan Lopes – Meu primeiro emprego formal foi aos 15 anos em uma eletro-metalúrgica, dois anos depois ingressei em uma siderúrgica, na área de vendas.

Com 19 anos iniciei minha experiência como analista de sistemas administrativo RM em uma consultoria de Limeira, onde permaneci por cinco anos.

Aos 24 anos, fundei a CRM Intelligence Services, em conjunto com Thellys Poleti. Algum tempo depois, nossa sociedade aumentou e ganhamos os reforços de Rafael Brito, Lorival Guerreiro, Daniel Calori e Rafael Augusto.

Jornalista – Qual critério para contratação dos consultores TOTVS da CRM Services?

Alan Lopes – Somos uma empresa totalmente baseada em pessoas. Nosso principal critério de contratação é ter em nosso time pessoas com paixão por tecnologia, inovação e colaboração.
De forma natural, a CRM Services atrai profissionais que, na grande maioria das vezes acumulam grande experiência e vivência nas soluções TOTVS, e buscam crescimento em suas carreiras.

Temos também profissionais que estão construindo sua trajetória, e viram na CRM Services o ponto de partida fundamental para crescimento e carreira no setor.

Jornalista - Qual o projeto mais desafiador enfrentado ao longo da trajetória da CRM Services?

Alan Lopes – Eu poderia citar projetos de implementação em clientes, porém, nosso maior desafio foi tornar a CRM Services o que ela é hoje, referência e líder no mercado brasileiro dentre inúmeras consultorias e consultores independentes espalhados pelo país. Para nós é uma grande conquista e realmente ter transformado nossa empresa em uma escolha natural de carreira para analistas TOTVS, e também, em uma empresa desejada para parceiros desenvolvedores de soluções complementares que permeiam o setor.

Jornalista – Entre os cases que vocês já atenderam, quais foram os de maior destaque? Poderia falar um pouco deles?

Alan Lopes – Temos projetos grande em andamento, que já são muito bem-sucedidos, como a São Leopoldo Mandic e Afya.

Mas alguns já concluídos, destacam vários pontos positivos da nossa atuação, como:

Balestro – Revitalizamos a solução RM da TOTVS reduzindo significativamente os custos e tempo de atividades. Um processo que antes levava 8 minutos para ser executado, agora é realizado em 8 segundos.

B&F Dias – Na B&F Dias o foco principal foi melhorar a aderência do ERP RM, além de extrair o máximo do potencial do software e otimizar a experiência dos usuários. A empresa saiu de inúmeros processos manuais para gerir tudo pelo sistema. O ganho em agilidade, redução de custos e alta produtividade foi substancial.

Jornalista – Como você enxerga o mercado de ERP hoje no Brasil e o papel das consultorias para dar sustento a ele?

Alan Lopes – Não é novidade que a TOTVS ainda domina o mercado de ERP no Brasil, detendo mais de 50% DE MARKET SHARE, conforme a própria companhia divulga em seu site e informes oficiais, porém, o mercado tem sinalizado mudanças.

Temos notícias de empresas que antes eram clientes TOTVS e migraram para soluções de outras provedoras. Isso indica que o mercado está se movimentando, cada vez mais competitivo e acirrado.

Eu vejo as consultorias como o fôlego extra, extremamente necessário, para que grandes empresas de ERP como a TOTVS, permaneçam na liderança do mercado. O aumento significativo no número de consultorias no Brasil confirma esse cenário. Há muito espaço e demanda, basta saber se posicionar.

Jornalista – Quais os planos e objetivos da CRM Services para os próximos 3 anos?

Alan Lopes – Atualmente somos a maior consultoria TOTVS no Brasil, seja em número de colaboradores, base de clientes, ou estrutura. Nesse momento estamos com projetos de expansão internacional. Pretendemos em curto/médio prazo, inaugurar nossa primeira unidade internacional, na Argentina.

Jornalista – Teria algumas dicas ou sugestões para quem empreende como consultoria independente no Brasil?

Alan Lopes – Todo consultor sabe como é desafiador atuar em um mercado tão competitivo e com diversas complicações impostas pela provedora, mas acredito que alguns pontos importantes devem ser considerados, como: buscar atualizações constantes, estudar melhores práticas, avaliar seu atendimento, corresponder as expectativas dos seus clientes, cumprir prazos e especificações de projetos e, principalmente, ter agilidade no atendimento.



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