Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Sexta-Feira, 12 de Julho de 2024

Livro registra trajetória de 50 anos da cafeicultura na Região do Cerrado Mineiro - 10/07/24


Compartilhar:

...
...


Projeto da Federação dos Cafeicultores do Cerrado homenageia a dedicação dos produtores e a evolução da cultura na Região

O Cerrado Mineiro, uma das mais renomadas regiões cafeeiras do Brasil, celebra mais de meio século de conquistas e desenvolvimento com o lançamento do livro "50 Anos de Cafeicultura na Região do Cerrado Mineiro". Desenvolvida ao longo de dois anos pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado, a obra homenageia a dedicação dos produtores locais e a evolução da cafeicultura na região.

Desde sua fundação, a Região do Cerrado Mineiro (RCM) se destaca pela produção de café de alta qualidade. Com 4.500 produtores em 55 municípios, ocupando 250 mil hectares, a RCM é responsável por 25,4% da produção de café em Minas Gerais e 12,7% da produção nacional. O livro retrata essa trajetória de sucesso, mostrando como a Região se tornou a primeira Denominação de Origem (DO) para café no Brasil.

Um dos pilares do sucesso do Cerrado Mineiro é seu modelo de governança, estruturado em cooperativas e associações. Este modelo garantiu a padronização e qualidade do café produzido e inspirou outras regiões produtoras no Brasil. Escrito em português e traduzido para o inglês, o livro de 179 páginas destaca como essa estrutura colaborativa impulsionou a produtividade e a sustentabilidade. O livro também explora as características que tornam o café do Cerrado Mineiro único como a localização geográfica privilegiada, estações climáticas bem definidas, altitudes entre 800 e 1.300 metros e solos férteis. Essas condições resultam em uma bebida com aroma intenso, acidez cítrica delicada e sabor adocicado, com notas de caramelo a nozes e um final marcante.

Ricamente ilustrado, a obra inclui depoimentos de produtores e presidentes da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, como o primeiro presidente, Aguinaldo José de Lima. Para ele, o livro "50 Anos de Cafeicultura na Região do Cerrado Mineiro" é o registro do legado dos pioneiros, dos desbravadores, daqueles que, com força de trabalho e determinação, construíram a melhor cafeicultura do país, talvez do mundo. “É o registro da história preservada para as gerações futuras. É um grande o orgulho ter participado do início e da construção do Café do Cerrado Mineiro. Nestes 50 anos, não há fato mais importante do que a construção e consolidação desta como a melhor região produtora de café, tornando-se uma referência. Se tivesse que destacar um evento específico, diria que foram os fatos concomitantes da criação da marca, a demarcação da região produtora (algo inédito até então) e a criação da Caccer, que hoje é a Federação. Esses marcos proporcionaram o que existe hoje”, destaca.

Marca internacional
A Região do Cerrado Mineiro é reconhecida pelo compromisso com boas práticas agrícolas, sendo a região cafeeira com a maior área certificada no Brasil, incluindo a primeira fazenda de agricultura regenerativa do mundo. Este foco na sustentabilidade é amplamente destacado no livro, mostrando como a região combina tradição e inovação para enfrentar futuros desafios.

Segundo Gláucio de Castro, presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, o livro também destaca a expansão internacional da marca Cerrado Mineiro. “Atualmente, nossos cafés estão presentes em mais de 30 países, consolidando a RCM como um player importante no mercado global. A reputação de alta qualidade e capacidade de inovação fez da Região um verdadeiro 'one stop shop' para compradores de todo o mundo”, afirma.


Para o Sebrae, a história dos 50 anos da Cafeicultura na Região do Cerrado Mineiro é uma incrível jornada sobre protagonismo, empreendedorismo e pioneirismo. “Temos muito orgulho de ter contribuído e participado efetivamente da construção desta história. Ações como o Educampo, que oferece consultoria técnica e gerencial aos cafeicultores; o projeto de Estratégia de Marca Território (place branding); a conquista da Denominação de Origem; e o apoio à Cafeicultura Sustentável por meio de consultorias para certificação dos produtores, são algumas das diversas ações realizadas na região e que impactaram positivamente o agronegócio brasileiro e a cafeicultura mundial”, ressalta Marcos Alves, gerente do Sebrae Minas na Regional Noroeste e Alto Paranaíba.

Lançamento
O lançamento do livro ocorreu durante a Convenção da Região do Cerrado Mineiro, no dia seis de julho, em Patrocínio, Minas Gerais. O evento contou com a presença de produtores, líderes do setor e entusiastas do café, celebrando esta importante obra, que terá uma tiragem inicial de mil exemplares.

De acordo com Juliano Tarabal, diretor executivo da Federação, estão programados lançamentos itinerantes em diferentes localidades para ampliar o alcance da obra. “Esses eventos permitirão maior engajamento com a comunidade cafeeira e disseminação das lições e conquistas da RCM. 50 Anos de Cafeicultura na Região do Cerrado Mineiro é mais que um registro histórico; é uma celebração de inovação, sustentabilidade e qualidade. O livro é um legado para futuras gerações de cafeicultores e reafirma a posição do Cerrado Mineiro no cenário global do café”, conclui.




Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
 
 Agenda
 

Porto Velho

12/07/2024
IDPB Liberdade realiza seminário de pais e filhos

Petrópolis

13/07/2024
Colégio Santa Catarina faz festa junina beneficente

São Paulo

13/07/2024
DJ Estevan leva entretenimento à comunidade de Paraisópolis

São Paulo

14/07/2024
Instituto Lírios promove curso de auriculoterapia

Curitiba

01/08/2024
Inscrições Abertas para Curso do Método Mac em Gestão para Advogados de Todo o Brasil

São Paulo

04/08/2024
Evento beneficente em SP celebra as memórias entre pais e filhos com menu afetivo

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados