Notícias de eventos culturais, lançamentos etc.
 
Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Quarta-Feira, 16 de Janeiro de 2019
 

Saiba como cuidar da saúde ocular no verão - 10/01/19

Indique - Contato - Compartilhar:


Oftalmologista orienta sobre como prevenir doenças e irritações oculares nesta época do ano

As férias de verão chegaram. Muitas pessoas aproveitam para descansar no litoral ou aproveitar rios, cachoeiras e piscinas. Mas, é preciso cuidar da saúde ocular, pois nesses lugares é muito comum ocorrer contaminações e alergias. “Ter contato com água contaminada por sujidades no mar ou rio podem trazer alergias e infecções. O excesso de cloro nas piscinas também é um problema. Assim como aplicar filtro solar muito próximo aos olhos”, afirma Dra. Ana Paula Canto, oftalmologista da Clínica Canto.

Uma das principais medidas para prevenir irritações e doenças oculares é evitar mergulhar de olhos abertos ou utilizar óculos de natação. “A água do mar pode irritar os olhos e causar alergias oculares e infecções, como a conjuntivite, além de contaminações, principalmente, se você é usuário de lentes de contato”, explica a oftalmologista.

Dra. Ana Paula lembra que o recomendado é não mergulhar quando a pessoa estiver com lentes de contato. “Se ocorrer, deve-se lembrar de não abrir os olhos debaixo da água e, ao chegar em casa, retirar as lentes de contato e deixá-las de molho no produto específico de higiene da lente. Existem também as lentes de contato de descarte diário, que são as mais recomendadas para essas atividades de lazer como mar, rio e piscina”, orienta.

Outra prevenção fundamental é o uso de óculos de sol, para adultos e crianças. A falta de proteção contra as radiações solares nos olhos podem desencadear problemas sérios da visão, como catarata precoce, pterígio e degeneração macular da retina. “Mas, é imprescendível utilizar óculos escuros com procedência de origem e que tenham realmente lentes de proteção contra os raios ultravioletas (UV-A e UV-B). Se forem apenas escuros e não tiverem a proteção, serão mais maléficos ainda, pois no escuro a pupila dilata e mais raios solares nocivos entram nos olhos”, alerta a oftalmologista.

Protetores solares e maquiagens
Na hora de aplicar o protetor solar no rosto, também são necessário cuidados para evitar irritações oculares. A dica é não passar ao redor dos olhos e usar os óculos de sol. “As maquiagens são outras substâncias que podem escorrer para os olhos por causa da transpiração e causar irritação. Caso queira utilizar, é recomendado optar pelas maquiagens à prova d’água”, aponta Dra. Ana Paula Canto.

Para quem está na praia, pode ainda acontecer de entrar areia nos olhos. Nesse caso, a orientação é nunca coçar ou tentar retirar o grão com as mãos, pois isso pode lesionar a córnea. “A pessoa deve lavar com água tratada ou mineral ou soro fisiológico e procurar piscar bastante. Se tiver um colírio lubricante receitado pelo seu oftalmologista, também pode ser utilizado”, ensina a oftalmologista. “No caso das crianças, se elas estiverem chorando, pode deixar, pois as lágrimas ajudam a eliminar os grãos de areia”, acrescenta.

Em qualquer caso, se a coceira, vermelhidão, sensação de areia, lacrimejamento ou alguma dor ocular persistir, deve-se procurar um oftalmologista. “Lembrando que os olhos nunca devem ser coçados ou serem utilizados colírios sem prescrição médica. Para aliviar o desconforto, podem ser feitas compressas geladas, mas sempre é necessário procurar um atendimento médico também, para evitar complicações”, ressalta Dra. Ana Paula Canto.

Sobre a Clínica Canto
Com mais de 30 anos, a Clínica Canto, de Curitiba, oferece serviços de oftalmologia com médicos especializados, priorizando a qualidade diagnóstica e terapêutica para seus pacientes. Com duas unidades em Curitiba, no Centro e no Seminário, oferece moderna e completa infraestrutura para exames simples ou de alta complexidade e cirurgias oftalmológicas. Mais informações no site http://www.clinicacanto.com.br.



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Voltar
Envie arquivos
Agenda

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados