Painel de notícias
 
Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Sábado, 07 de Dezembro de 2019
 

Sociedade Brasileira de Cardiologia expande “SBC vai à Escola” para o estado de Goiás - 03/12/19

Indique - Contato - Compartilhar:


O Comitê da Criança e do Adolescente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) vai formar monitores nas cidades de Goiânia e Rio Verde, para ações educativas de conscientização sobre doenças cardiovasculares e a importância de preveni-las. O programa faz parte do ‘SBC vai à Escola’, em parceria com o Governo do Estado de Goiás e a Sociedade de Cardiologia de Goiás – SBC/GO.
Diretores, professores e alunos irão participar de oficinas, com salas de Nutrição para abordar a alimentação saudável e diversidade alimentar, de Atividade Física para promover o exercício e combater o sedentarismo, circuito educativo com salas para Relaxamento, de Teatro com Treinamento em Emergências Cardiovasculares – TECA e Multimídia, onde os estudantes vão interagir com vídeos.
Uma pesquisa realizada com estudantes de 11 a 17 anos, em setembro do ano passado, revelou um alto consumo de alimentos ultraprocessados: 84% dos alunos consumiram macarrão instantâneo, sopa de pacote ou lasanha congelada, no dia anterior da sondagem, conforme questionário. 56% tomaram refrigerantes, 42% ingeriram refresco em pó, 47% comeram biscoito ou bolacha doce recheada e 49% se alimentaram com alguma sobremesa industrializada. Para a integrante do Comitê da Criança e do Adolescente, Carla Lantieri, “os índices são muito elevados e comprovam ainda mais a importância de programas como o ‘SBC vai à Escola’”.
Segundo a cardiologista e coordenadora do levantamento, 72% dos entrevistados disseram ter comido feijão, ervilha, lentilha ou grão de bico no dia anterior, 68% comeram laranja, banana, maçã ou abacaxi, 69% tomaram leite e 86% ingeriram amendoim, castanha de caju ou castanha do Pará. “Apesar da diversidade do cardápio, a alimentação saudável é alcançada quando mais alimentos in natura são consumidos em comparação com os alimentos industrializamos. Devemos ainda atribuir à alimentação saudável ao equilíbrio quali/quantitativo das diversas classes de alimentos, não menos importante é a origem e o tipo de processamento, bem como a forma que é servido à mesa”, alerta Carla Lantieri.

Goiás é a primeira etapa da nacionalização do programa
Ao longo de 2019, uma ação coordenada em várias cidades do Estado de São Paulo preparou professores e coordenadores para o Dia do Coração, que foi realizado em 25 de setembro, e envolveu 63 mil alunos da rede pública paulista. “O programa teve tanto êxito que decidimos expandir e vários estados já demonstraram interesse no ‘SBC vai à Escola’. Goiás foi o primeiro a aderir, depois de São Paulo. Um projeto de lei para implementação do programa em território nacional já tramita na Câmara do Deputados”, afirma o diretor de Promoção da Saúde Cardiovascular da SBC, Fernando Costa.
“Precisamos conscientizar crianças e adolescentes para diminuir as 400 mil mortes por doenças cardiovasculares no Brasil, além de prepararmos as próximas gerações para uma vida mais saudáveis os estudantes fomentam as informações dentro de casa e isso impacta nos pais, avós, familiares e amigos”, completa o cardiologista.

Ações em Goiás:

Data: 05 de dezembro
Horário: 14h às 18h
Local: Centro de Ensino Período Integral Francisco Maria Dantas
Endereço: Rua Aeroeste, esquina com Rua Planaltina
Cidade: Goiânia/GO

Data: 06 de dezembro
Horário: 8h às 12h
Local: EMEF Prof. Chafic Antônio
Endereço: Rua Pavão, esquina Av. Quero Quero, 230 – quadra 5, bairro Céu Azul
Local: EMEF Prof. Clóvis Leão de Almeida
Endereço: Rua Avestruz, quadra 5, sem número, bairro Céu Azul
Cidade: Rio Verde/GO



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Voltar
Envie arquivos
Agenda

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados