Moda infantil
 
Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Sábado, 23 de Março de 2019
 

Álcool e nutrição: combinação que não combina - 13/03/19

Indique - Contato - Compartilhar:


Atletas de resistência já sabem que não se deve consumir álcool, já que eles são os mais sensíveis para as questões de saúde e seu desejo de um bom desempenho em treinamento e numa competição. É importante para um atleta de rendimento ou aquele que pratica esportes regularmente evitar o consumo do álcool, uma vez que a droga não desempenha nenhum papel na recuperação física e leva a efeitos prejudiciais graves na performance. Abuso de álcool pode prejudicar a saúde, contribuindo para a cirrose do fígado e outras doenças. Além disso, o abuso de álcool pode levar a vários tipos de problemas de saúde e sociais.

A Dra. Márcia Simões da Eden Clinic, clínica que atua, através de tratamentos da fisiologia e harmonização hormonal, no desenvolvimento de um plano de ação individual, para cada paciente define as implicações de álcool para os entusiastas de esportes. Ela explica que o álcool é considerado uma droga e ele fornece calorias. “O álcool é apenas um ataque de calorias vazias. Essas calorias não são usadas para a energia da mesma maneira como hidratos de carbono, proteínas e gorduras. Cerveja e vinho contêm apenas pequenas quantidades de hidratos de carbono e apenas quantidades vestigiais de proteína, vitaminas e minerais”, explica.

Na verdade, o álcool pode interferir com a forma como o seu organismo utiliza vitaminas e minerais. Apesar de ser proveniente de carboidratos fermentados, o álcool é metabolizado no seu corpo como gordura. Os subprodutos do álcool são convertidos em ácidos graxos, que são armazenados em seu fígado e enviados para a sua corrente sanguínea. Por esta razão, o álcool não é a melhor escolha de nutrientes se o seu objetivo é ser um atleta. Consumir quatro ou mais doses por dia aumenta suas chances de desenvolver obesidade em 46 por cento.

O excesso de álcool pode aumentar o risco de doença cardíaca. “Três ou mais bebidas alcoólicas por dia pode elevar a pressão arterial, bem como o nível de gorduras no sangue nocivos em seu corpo chamados de triglicerídeos, que, quando combinado com uma baixa quantidade do bom colesterol, HDL, para fazer um perfil de saúde associados a um aumento risco de doença cardíaca. Consumido em excesso ao longo de um longo período de tempo, o álcool pode não só aumentar a pressão sanguínea, mas também aumentar o risco de acidente vascular cerebral e, obviamente, danos no fígado”, explica a Dra. Márcia Simões.

A ingestão excessiva de álcool também aumenta o risco câncer de boca, esôfago, estômago, fígado, mama e cancro do cólon. Mesmo um drinque por dia pode aumentar ligeiramente o risco de câncer de mama em mulheres, abuso crônico de álcool também aumenta o risco de desenvolvimento de osteoporose e pode acelerar o envelhecimento do cérebro.
Consumir álcool muito cedo após o treino ou corrida de um atleta pode retardar a recuperação. O álcool é um diurético que faz com que seu corpo perca mais fluido do que recebe. É por isso que você precisa para repor as perdas mesmo depois de beber quantidades moderadas de álcool. A droga interfere com o glicogênio ou síntese de combustível de carboidratos nos músculos e no fígado. Atletas com lesões de tecidos moles ou hematomas podem também considerar que o álcool é um dilatador dos vasos sanguíneos. Consumir álcool após o exercício pode agravar o inchaço ou hemorragia e prejudicar a cicatrização.

Serviço: Eden Clinic
Dra. Marcia Simões - CRM 33207
Médica e Diretora Técnica da Eden Clinic
Tel: (41) 3501-9358
E-mail: contato@edenclinic.com.br
Site: http://www.edenclinic.com.br/
Endereço: Rua Padre Anchieta 2050 – sala 607 e 608 – Bigorrilho.



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Voltar
Envie arquivos
Agenda

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados