Painel de notícias
 
Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Segunda-Feira, 21 de Outubro de 2019
 
...
...

Oncologista Nise Yamaguchi reflete sobre busca pela cura do câncer de forma humanista - 09/10/19

Indique - Contato - Compartilhar:


Combinando décadas de prática médica e pesquisa científica com ferramentas de autoconhecimento, obra pavimenta esperança, serenidade e perseverança

“A vontade de curar é uma força motriz que guia a intuição e a inspiração do médico na busca de uma chance extra para o seu paciente, nas ilhas de excelência do país e do mundo.” E é movida por esse pensamento que a médica imunologista e oncologista clínica Nise H. Yamaguchi se dedica em O ser humano diante do câncer e a vontade de curar: a visão de uma oncologista humanista, lançamento da Editora Unesp, a compartilhar com colegas de medicina, pacientes e seus familiares os aprendizados colhidos ao longo de uma carreira de enfretamento do câncer.

“O objetivo deste livro é traduzir a essência da vontade de curar na vontade de ser curado, por meio de reflexões e abordagens práticas que integram às técnicas médicas também as emoções, a mente e a alma do médico e do paciente, no esforço de capacitar o último a superar uma doença grave, encontrando significado e força para enfrentar uma boa luta”, escreve Yamaguchi. “Muitas vezes, depois de anos de confronto com as dificuldades do sistema de saúde e as que os pacientes e as famílias sofrem para ter acesso aos tratamentos, os médicos experimentam períodos de esgotamento e desânimo.”

Ao longo dos dez capítulos, a médica percorre inúmeras searas do câncer e seus assuntos correlatos, baseando seu tratamento, sobretudo, numa abordagem humanística. Além da experiência adquirida na prática e na academia, essa forma de tratar deve-se muito ao curso feito em Nova York, nos EUA, com o renomado oncologista Wilhelm Breitbart, no qual se discutia como despertar no paciente a vontade de viver usando as próprias lembranças na busca de uma vida com significado. “Disponibiliza-se aqui não apenas informação prática, mas um meio que nos ajuda a alicerçar um sentido e mesmo a noção de transcendência da vida; especialmente uma vida com o câncer. É um livro necessário”, anota Breitbart no prefácio.

Neste livro, classificado pelo oncologista e cientista Drauzio Varella como “uma reflexão sobre a contradição maior da condição humana: aquela que existe entre a vida e a morte”, Yamaguchi combina ferramentas de autoconhecimento oriundas tanto de culturas orientais como de ocidentais, psicologia e medicina de ponta, com objetivo de pavimentar caminhos de esperança, serenidade e perseverança em uma busca constante pela cura e pela vida. A obra traz, ainda, um apêndice sobre nutrição, nutrigenômica e câncer.

Sobre a autora - Referência na área de oncologia, Nise H. Yamaguchi é médica imunologista e oncologista clínica dos hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês, em São Paulo. É pesquisadora sênior da Universidade de São Paulo e da International Prevention and Research Institute (IPRI), em Lyon (França). Dirige o Instituto Avanços em Medicina e coordena o Instituto Nise Yamaguchi de ações sociais, que vai receber os dividendos do livro e direcioná-los à pesquisa de novos tratamentos do câncer e das doenças crônicas e degenerativas, dentro da visão integrativa da Medicina.

Título: O ser humano diante do câncer e a vontade de curar: a visão de uma oncologista humanista
Autora: Nise H. Yamaguchi
Número de páginas: 159
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 42,00
ISBN: 978-85-393-0810-1

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: http://www.editoraunesp.com.br



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Voltar
Envie arquivos
Agenda

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados