Notícias de eventos culturais, lançamentos etc.
 
Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Domingo, 17 de Novembro de 2019
 
LITERATURA NEGRA: LAÇOS LITERÁRIOS ENTRE BRASIL E ÁFRICA
LITERATURA NEGRA: LAÇOS LITERÁRIOS ENTRE BRASIL E ÁFRICA

UBESC comemora Dia Internacional do Escritor com seminário sobre Literatura Negra - 07/10/19

Indique - Contato - Compartilhar:


No dia 11 de outubro (sexta-feira), às 18h30, a União Baiana de Escritores – UBESC realizará o seminário LITERATURA NEGRA: LAÇOS LITERÁRIOS ENTRE BRASIL & ÁFRICA, com os escritores (as) Jovina Souza, Margarete Carvalho, Roberto Leal e Valdeck Almeida de Jesus, um time de autores com vasta experiência internacional, que compartilharão os desafios para expandir a literatura da Bahia, no continente africano e outros países da América e Europa. O evento é em comemoração ao Dia Internacional do Escritor, data celebrada mundialmente em 13 de outubro, e conta com a mediação do jornalista Carlos Souza Yeshua.

A professora, crítica literária e escritora Jovina Souza, autora do livro de poesias negras “O amor não está”, publicado em abril, pela Ed. Òmnira; compartilhará com o público a experiência de passar um dia de aprendizado no Quilombo mais antigo das Américas, o Quilombo que nunca foi vencido. No mês de agosto a escritora esteve na XVII edição do Parlamento Internacional de Escritores da Colômbia, ela que também já tem trilhado territórios como África do Sul e Marrocos, destacará a África, como narrativa para uma identidade.

A também professora, escritora e militante da UNEGRO Margarete Carvalho, autora do romance “Alma Cativa”, publicado em fevereiro pela ed. Òmnira; recentemente esteve em países como Estados Unidos e Tunísia, e abordará a literatura negra a partir de uma perspectiva afrofuturista, um conceito estético cultural e filosófico que combina elementos da ficção científica, ficção histórica, fantasia, arte africana e arte da diáspora africana, na visão de reexaminar fatos históricos.

O jornalista, escritor e editor da revista angolana de Literatura “Òmnira” Roberto Leal, autor de “Letras Pretas Cruas & Nuas – Poesias com Luta & Contos de amor” (Ed. Òmnira) levará a necessidade da garimpagem de novos talentos da Literatura Africana de Língua Portuguesa, com o objetivo de resgatar o tempo perdido com o período escravocrata colonial, como também, o incentivo à leitura, como uma maneira de avançar na construção de uma educação mais avançada, ele que tem um trabalho em países como: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau e Moçambique.

O escritor e jornalista Valdeck Almeida de Jesus abordará a semelhança entre os temas que poetas utilizam em suas respectivas escritas, a partir de um caso concreto, do qual é um dos participantes, o livro Brasil e África: laços poéticos, dos autores Dye Kassembe, Walter S, Eduardo Quive, além de falar sobras às experiências no Salão do Livro de Genebra, Parlamento Internacional de Escritores da Colômbia, Encontro de Escritores do Chile e das Festas Literárias Internacionais de Jequié, Santo Estevão e Chapada Diamantina, na divulgação da literatura negra e periférica.

Entre as diversas obras de Valdeck, em 2018 organizou “Poéticas periféricas - novas vozes da poesia soteropolitana”, uma antologia que reúne textos de poetas e poetisas da periferia de Salvador/BA. Participam do livro poetas dos coletivos Sarau da Onça, Slam da Soronha, Sarau do Gheto, Sarau do Jaca, Sarau do Cabrito, Coletivo Cabeça, Sarau do Gato Preto, A Tu Ar, Sarau da Laje, Zeferinas, Sarau Arte Livre, Slam da Quadra, Sarau Urbano, Coletivo Boca Quente, Coletivo Pé Descalço, Coletivo G13, Resistência Poética, Poeta com P de Preto, Slam das Minas, Coletivo Nosso Palco, Coletivo Pega Visão, Cine Sindicato, A Currute Poesias, CEPA Jovem, A Pombagem, Sarau Enegrescência, dentre outros.

Serviço:

O quê: Literatura Negra: Laços Literários entre Brasil & África – Em homenagem ao Dia Internacional do Escritor
Onde: Livraria Saraiva do Shopping da Bahia (Espaço Glauber Rocha) – Av. Tancredo Neves, 148 – Caminho das Árvores. Salvador - Bahia
Quando: Dia 11 de outubro (sexta-feira), às 18h30.
Entrada: Gratuita
Informações: (71) 98736-9778 / 98122-7231. http://www.fundacaoomnira.com.br/



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Voltar
Envie arquivos
Agenda

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados