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A dura realidade de conseguir a primeira oportunidade de trabalho para milhares de jovens foi a motivação que alguns aprendizes do Senac Amazonas tiveram para criar o jogo “Aprendiz Story, projeto pré-selecionado para o programa Centelha, executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Finep em parceria com a CNPq, Confap e operado pela Fundação Certi.
O Centelha tem o objetivo de apoiar e tornar reais as ideias inovadoras em empreendimentos que contribuam com novas tecnologias aos diversos setores econômicos do Amazonas. O resultado final e definitivo será divulgado no dia 17 de julho deste ano e distribuirá até R$ 65 mil, por meio de subvenção econômica, ou seja, recursos não reembolsáveis.
No jogo, o participante deve simular diversas atividades do cotidiano de um jovem em busca do seu primeiro emprego e, ao passar de fases, ele vivenciará atividades dentro de uma empresa.
O projeto criado pelos participantes do programa Jovem Aprendiz (https://fdr.com.br/artigos/jovem-aprendiz-como-funciona-inscricoes-vagas-salarios-e-cadastro/) do Senac Amazonas se destacou no meio de 964 ideias submetidas ao edital e avançou as 3 fases eliminatórias do programa executado pela Fapeam, desde o mês de agosto de 2019.
Sobre o jogo Aprendiz Story
O projeto foi criado pelos alunos do Curso de Aprendizagem Comercial do SENAC, sob a supervisão e coordenação do professor Erick Mattos. Ele tem o objetivo de simular o cotidiano de um jovem em busca do seu primeiro emprego e fazê-lo vivenciar o trabalho dentro de uma empresa, como explica o aprendiz Luiz Miguel.
“O game tem a proposta de ensinar o jovem de maneira prática, ágil e divertida, além de ser um ótimo exercício para o cérebro. No jogo ele aprende como criar um currículo, como funciona uma empresa e de que maneira tratar as pessoas na empresa. Basicamente o jogo proporciona aprendizagem de forma lúdica, com métodos de treinamento, habilidades e uma maior interação entre jovem e empresa”, disse o jovem empreendedor, que é responsável pelo marketing.
Além do professor Erick e de Luiz Miguel, a equipe também conta com a participação do estudante de sistemas Rodrigo Mesquita, que é o programador do game. Agora o trio se prepara para os próximos passos.
Após a entrega do protótipo Aprendiz Story Versão PC, o desafio dos mantenedores do projeto será desenvolver, de forma independente, a versão Android para Smartphone, a engajar o maior número de jovens aprendizes do Amazonas, para posteriormente poder apresentá-lo na Campus Party.
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