Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Novembro Azul: Sinais que podem indicar câncer na próstata - 09/11/19


Compartilhar:

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 70% dos brasileiros só vão ao médico quando levados ou influenciados pela família. Para exames de rotina ou por conta própria, raramente. Além disso, o preconceito é outro grande problema que atrapalha o diagnóstico precoce para tratamento do câncer de próstata, o 2º que mais mata brasileiros.

O movimento Novembro Azul foi criado justamente para romper com esse histórico mundial de falta de cuidado do homem com a sua saúde. Estima-se que no Brasil, apenas em 2018, mais de 68 mil casos novos de câncer de próstata foram descobertos. Esse número assusta e exige muita atenção.

Exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos ajudam a detectar o surgimento da doença. Essa é, inclusive, a proposta das ações que acontecem durante a campanha Novembro Azul.

Além do acompanhamento médico e exames periódicos, dependendo do estágio do câncer, alguns sintomas exigem atenção:

Urina frequente e descontrolada
Dificuldade de urinar
Detecção de sangue na urina ou no sêmen
Disfunção erétil
Dores no quadril, coxas, ombros e demais ossos do corpo
Colesterol alto
Histórico familiar
Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés

De acordo com levantamento, o câncer de próstata aparece com mais frequência a partir dos 50 anos. Logo no início, os sintomas não são perceptíveis, por isso é importante o acompanhamento médico anual.

E lembre-se, caso exista algum histórico de câncer familiar, o acompanhamento é sempre recomendado para evitar surpresas indesejadas.

Outro problema muito comum em homens nessa faixa etária é a disfunção erétil, a famosa impotência sexual. Por falta de um diagnóstico mais preciso e pelo preconceito, é muito comum a automedicação, o que pode causar dificuldades ainda maiores, já que esse é um sintoma que pode indicar a existência de câncer na próstata.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) lançou a campanha Seja herói da sua saúde para motivar os homens a visitar um médico para exames de rotina e ter o diagnóstico precoce caso exista alguma dificuldade com a saúde deles.

Além do câncer de próstata, a impotência afeta a qualidade de vida e autoestima de homens entre 50 e 80 anos. Hoje no mercado existem diversas soluções que ajudam a recuperar a vida sexual, como são os casos do gel para disfunção erétil (https://tratandoimpotencia.pro/creme-macho-macho/) e também o uso do viagra prescrito por médicos.

Se você ou seu parceiro perceber algum dos sinais acima, tem uma dúvida específica ou não frequenta um médico há muito tempo, considere aproveitar a campanha do Novembro Azul para fazer uma visitinha ao urologista.



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
 
 Agenda
 

São Paulo

20/04/2024
Pia Fraus comemora seus 40 anos com estreia de espetáculo sobre a vida dos Dinossauros do Brasil

Curitiba - PR

23/04/2024
Embaixadora da Dinamarca visita projeto social inaugurado pela Princesa Benedikte em Curitiba

São Paulo

28/04/2024
Cris Barulins se apresenta em São Paulo mostrando versatilidade ao som de pandeiros

Rio de Janeiro

30/04/2024
Desospitalização: simpósio discute alta segura e transição dos cuidados

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados