Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

Prolata conquista categoria do prêmio Melhores Práticas Sindicais promovido pela Fiesp - 18/11/19


Compartilhar:

Rogerio P. S. Marins, presidente do SINIEM; Cristine Fulchini e Gisele Rinaldi, da Prolata; e Antonio Carlos Teixeira, vice-presidente do SINIEM
Rogerio P. S. Marins, presidente do SINIEM; Cristine Fulchini e Gisele Rinaldi, da Prolata; e Antonio Carlos Teixeira, vice-presidente do SINIEM

O case de parceria da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) com o Sindicato Nacional da Indústria de Estamparia de Metais (SINIEM) foi o vencedor na categoria “Defesa Setorial” da 5ª edição do prêmio Melhores Práticas Sindicais, promovido em 7 de novembro no auditório nobre na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O presidente do SINIEM, Rogerio P. S. Marins, recebeu o troféu. “O programa Prolata é um trabalho conjunto de equipe, relevante para os fabricantes de latas e para a defesa do meio ambiente”, assinalou.

Entidade que reúne a maioria dos fabricantes de latas do país, o SINIEM trabalha em conjunto com a Abeaço desde 2008 para implantar de forma eficiente a reciclagem das embalagens de aço. Foram promovidas inúmeras reuniões com os fabricantes de latas para esclarecer as ações para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída em 2010 em âmbito federal, e também focar nas legislações estaduais.

Em 21 de dezembro de 2018 a Abeaço assinou o Termo de Compromisso para Implantação e Sistema de Logística Reversa de Embalagens e Aço com base na Prolata, associação sem fins lucrativos criada em 2012 pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço no Brasil.

Em abril de 2019, o SINIEM apoiou a divulgação do Manual de Conduta para Latas de Tintas Pós-consumo, nas versões para fabricantes de tintas e outra para a revenda e comércio. Estes manuais da Abeaço são distribuídos em todo o território nacional e contam com o reconhecimento da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público do Meio Ambiente (ABRAMPA).

As ações conjuntas visam defender o setor de latas de aço para que os fabricantes associados atendam de forma correta as exigências dos órgãos ambientais e evitem autuações. A campanha de implantação da logística reversa promove, sobretudo, a conduta transparente nas cadeias produtivas das latas de aço perante as autoridades e estimula a conscientização dos usuários e consumidores, enfatiza Thais Fagury, presidente da Abeaço e coordenadora da Prolata.

A Prolata foi a primeira entidade gestora para logística reversa de embalagens reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente. Além de contar com mais de 30 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em todo o País, a Prolata mobiliza hoje mais de 50 cooperativas de reciclagem. Desde a fundação da associação, já foram coletadas e recicladas mais de 29 mil toneladas de aço.

Sobre a Prolata
A Prolata é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2012, pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço no Brasil. Iniciativa da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e coordenação e patrocínio em conjunto com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas públicas de âmbitos federal, estadual e municipal, a Prolata obtém recursos de seus associados e parceiros investidores, os quais são integralmente aplicados na manutenção e desenvolvimento de seus objetivos.



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
 
 Agenda
 

Benguela

30/03/2024
Concurso de poesia "arte viva" revelando talentos em benguela

Taubaté

04/04/2024
Projeto “Novos Horizontes” chega a Taubaté para introduzir crianças ao mundo da música

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados