Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Sábado, 24 de Julho de 2021
 
...
...

Resultado parcial de estudo apresentado em congresso europeu revela que exames físicos remotos em crianças têm assertividade de até 98% na ausculta pulmonar - 21/07/21

Indique - Contato - Compartilhar:


Resultados parciais de um ensaio clínico com o kit tecnológico que permite a realização de exames físicos remotos de pulmão, coração, abdômen, garganta, ouvidos e pele mostraram uma concordância de diagnóstico de até 98% de ausculta pulmonar, quando comparados aos exames físicos presenciais padrão ouro. Também foram avaliados exames de otoscopia, oroscopia e ausculta cardíaca. Os dados foram apresentados em forma de e-poster na 26ª Conferência da Organização Mundial de Médicos de Família (WONCA) Europa, em evento virtual, no mês de julho.
Ao longo de um período de seis meses, foram coletados dados de 193 pacientes de baixo risco atendidos no pronto atendimento do Hospital Pequeno Príncipe (HPP), com sede em Curitiba. Por enquanto, o ensaio apontou os seguintes resultados de assertividade quando comparados aos exames físicos pediátrico presencial regular: ausculta pulmonar (98%) e ruídos adventícios (94%); ausculta cardíaca – sopro (74%), ritmo (93%) e ruído do tórax (96%); otoscopia – canal auditivo (72%) e membrana timpânica (87%); e oroscopia (74%). O ensaio consiste na comparação entre o exame físico tradicional presencial com uma teleinterconsulta realizada com a tecnologia TytoCare, entre um residente médico pediátrico e um pediatra experiente, para verificar a compatibilidade dos dois métodos.
Até agora, o estudo revelou que o dispositivo portátil é uma ferramenta promissora para múltiplas práticas clínicas futuras, com segurança e responsabilidade. “Os resultados parciais da avaliação de dispositivo de telemedicina apontam boa assertividade de parâmetros avaliados no comparativo ao exame físico presencial”, concluiu a coordenadora do serviço de Telessaúde do HPP, Rafaela Wagner. O Pequeno Príncipe é, junto com o Hospital Sabará, acelerador da startup Tuinda Care, distribuidora exclusiva da tecnologia TytoCare no Brasil.
A WONCA é composta por 122 entidades membros, em 102 países, com um total de 500 mil médicos de família. A regional Europeia reúne 47 organizações e mais de 90 mil profissionais.

Sobre Hospital Pequeno Príncipe:
Com sede em Curitiba (PR), o Pequeno Príncipe, maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que oferece assistência hospitalar há mais de 100 anos para crianças e adolescentes. Possibilita desde consultas até tratamentos complexos, como transplantes de rim, fígado, coração, ossos e medula óssea. Oferece atendimento em 32 especialidades, com equipes multiprofissionais especializadas. Com 384 leitos, sendo 68 em UTIs, destina cerca de 70% da sua capacidade de atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Sobre a Tuinda Care
A Tuinda Care é uma startup que tem o objetivo de expandir o acesso a cuidados em saúde de qualidade no Brasil por meio da telemedicina. É distribuidora exclusiva da tecnologia TytoCare no território nacional, com o propósito de conectar o médico ao seu paciente, sem limite de distância, garantindo excelência médica a cada atendimento. Conta com o apoio dos hospitais Pequeno Príncipe (PR) e Sabará (SP) como aceleradores.



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Voltar
Agenda

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados