Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

Open Labs apresenta soluções para enfrentar a pandemia - 03/04/20


Compartilhar:

A transformação digital está aí e é necessário aproveitar as oportunidades, João Pias, Presidente da Open Labs.
A transformação digital está aí e é necessário aproveitar as oportunidades, João Pias, Presidente da Open Labs.

Saúde e educação são fortalecidas com a transformação digital.

A Open Labs, uma empresa do Grupo Altice Labs, desenvolvedora de produtos e serviços digitais, apresenta soluções tanto na área da saúde como da educação, em que a tecnologia e a inovação têm papel principal. A transformação digital está aí e é necessário aproveitar as oportunidades.

Nunca foi tão necessário monitorizar remotamente doentes crônicos ou com necessidades especiais, bem como realizar consultas a distância, como nesta altura em que enfrentamos a pandemia provocada pelo coronavírus. No entanto, a tecnologia poderá aqui dar uma 'boa ajuda'. A explicação é simples: os profissionais de saúde, pacientes e cidadãos em geral, por meio de soluções seguras podem continuar a prestar cuidados de saúde eficazes mesmo à distância.

Um desses exemplos é dado pela telemonitorização e a telemedicina, que permitem acompanhar diariamente doentes crônicos, idosos e a população mais vulnerável com serviços de monitorização de sinais vitais e suporte à gestão da doença, e realizar consultas médicas por vídeo chamada, sem a necessidade de deslocamento do doente. As soluções de vídeo implementadas usam bitrate adaptativo para otimização do uso em redes de acesso sem qualidade de serviço garantida, como é o caso da internet, para que o usuário tenha sempre a melhor experiência. Este ponto ganha ainda mais valor, pois devido a pandemia, estamos atravessando uma fase que as redes estão completamente congestionadas.

A Open Labs disponibiliza soluções nesta área. Um desses casos é a SmartAL, sistema focado na simplificação e promoção da saúde, do apoio social e da segurança. "Esta solução possibilita serviços de telemonitorização eCare, incluindo monitorização de sinais vitais com equipamentos wearable utilizados pelos doentes, e promove serviços de suporte diário relacionados com o bem-estar, solidão das pessoas idosas e envelhecimento ativo. Inclui as componentes de telemonitorização, alarmística, vídeo vigilância, home automation, gestão de tarefas e medicação, conteúdos educativos, acompanhamento profissional contínuo à distância e em tempo real, permitindo antecipar alterações no estado de saúde e atuar preventivamente", explica João Pias, Presidente da empresa.

Esta solução permite ainda que todas as medições, ou apenas as consideradas urgentes, possam ser enviadas por e-mail ou SMS para os cuidadores, de forma a permitir uma atuação imediata.

Na vertente de telemedicina, a Open Labs possui a solução Medigraf. Trata-se de uma plataforma integrada para a transferência e gestão de diagnóstico remoto de exames médicos, que fornece serviços de saúde remotos, oferecendo um ambiente colaborativo com serviços de vídeo e partilha de dados clínicos. "A solução Medigraf permite aos profissionais de saúde fazerem a gestão mobile dos doentes por meio de um tablet contendo todo o histórico do paciente. No caso de internação hospitalar, estão incluídas também informações de exames ou de medicamentos, relatórios e indicadores sobre a evolução do doente, além de integração com os sistemas internos hospitalares e equipamentos de diagnóstico", esclarece Cleverson Novo, Diretor de Vendas e Marketing da Open Labs.

A empresa chama ainda a atenção para o fato da segurança e confiabilidade da informação serem particularmente críticas na área da saúde. "O recurso Cloud para armazenamento seguro de dados de saúde tais como imagens, relatórios clínicos, entre outros e a solução de backup disaster recovery para a informação relacionada com registos médicos de consultas e diagnósticos são uma garantia de segurança e qualidade, sendo a Open Labs uma parceira tecnológica de referência nessas soluções", salienta o executivo.

Educação em transformação

A educação não fica de fora da transformação digital que é uma realidade transversal a todas as áreas de atividades. "Existem novas expectativas criadas pela tecnologia e por novos estilos de vida, nos quais a digitalização, a mobilidade e o estar sempre online são fatores cada vez mais presentes na vida quotidiana", lembra Cleverson, acrescentando que "formar cidadãos com as competências digitais para a vida atual e futura é uma necessidade fundamental que deve começar logo na escola, assegurando que os alunos se familiarizem com os conceitos digitais, com as ferramentas e com os novos métodos de aprendizagem que o uso de tecnologia permite".

Pensando nisso, a Open Labs aposta na solução Formare, ou seja, uma plataforma Cloud vocacionada para a formação à distância b-Learning, que fornece um ambiente de aprendizagem completo, no qual formandos e formadores interagem entre si e partilham todos os conteúdos relevantes de aprendizagem. Esta plataforma está disponível em PC, tablet ou smartphone, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Uma solução que ganha maior revelo face ao atual contexto, já que a grande maioria dos alunos brasileiros estão em casa, o que torna necessário que as aulas e as atividades escolares passem a ser feitas de forma não presencial. "O ensino à distância tomou a dianteira e apresentou-se como a solução para dar continuidade às atividades letivas", lembra Cleverson.

A Open Labs, em conjunto com parceiros especializados, disponibiliza uma solução completa para o ensino à distância. "Para permitir a adequada aquisição de conhecimentos de forma remota, esta solução permite o acesso de alunos e professores a uma plataforma de aprendizagem, colaboração e partilha, já com conteúdos curriculares incluídos, bem como a uma seleção de equipamentos portáveis e à conectividade", lembrando que deste modo, garante a continuidade da aprendizagem à distância, num ambiente lúdico e dinâmico, facilitador da aprendizagem, do trabalho colaborativo e da partilha de ideias, promovendo a igualdade de acesso a uma educação de qualidade.

O que é certo é que a adoção de ferramentas tecnológicas no ensino tem de ter em conta a produção de conteúdos digitais com vista a promover a criatividade e estimular novas formas de apresentação das matérias.

Além disso, a modernização tecnológica da educação passa também por criar uma estrutura centralizada em Cloud, com vantagens de gestão e suporte em arquiteturas right size escaláveis, o armazenamento seguro de bases de dados e arquivos de conteúdos, a virtualização dos computadores das escolas, assegurando a evolução contínua de upgrades funcionais e o outsourcing de infraestruturas e parque de equipamentos, otimizando recursos.

A Open Labs chama ainda a atenção para o fato de possuir competências e, como tal, pode constituir-se como um parceiro de negócios diferenciador. "E não temos dúvidas: no atual momento que vivenciamos, com as escolas fechadas e o ensino sendo realizado à distância, os centros de saúde lotados, todas estas ferramentas são, não apenas necessárias como, sobretudo, eficazes no processo de aprendizagem e de mudança de paradigma, rumo a uma sociedade inclusiva e com um elevado grau de conhecimento digital", finaliza Cleverson.



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
 
 Agenda
 

Belo Horizonte

28/03/2024
Nelson Wilians visita Belo Horizonte nas comemorações de 25 anos do escritório

Benguela

30/03/2024
Concurso de poesia "arte viva" revelando talentos em benguela

Taubaté

04/04/2024
Projeto “Novos Horizontes” chega a Taubaté para introduzir crianças ao mundo da música

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados